TRE mantém indeferimento da candidatura de Rony Camelinho à Prefeitura de Maceió

Publicado em 09/09/2024, às 17h17
Foto: Divulgação -

TNH1 com Assessoria TRE AL

À unanimidade de votos, os desembargadores que integram o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) votaram pelo desprovimento do recurso interposto por Ronivaldo Lourenço da Silva, o 'Rony Camelinho', mantendo a sentença da 1ª Zona Eleitoral que indeferiu o seu registro de candidatura ao cargo de prefeito do município de Maceió.

LEIA TAMBÉM

O recurso eleitoral pleiteava o deferimento do registro de candidatura mesmo sem a apresentação da quitação eleitoral, consequência da ausência de apresentação de prestação de contas eleitorais referentes às eleições de 2022.

O Ministério Público Eleitoral concluiu que Ronivaldo Lourenço da Silva está impedido de obter a certidão de quitação eleitoral, ainda que o processo de regularização já estivesse terminado, uma vez que posteriormente apresentadas as contas, o impedimento de obter a certidão de quitação eleitoral persiste até o fim da legislatura. 

Em seu voto, o relator do recurso, desembargador eleitoral Rodrigo Prata, destacou que o comprovante de quitação com as obrigações eleitorais é documento necessário e essencial ao deferimento da candidatura. 

“No caso dos autos, julgadas como não prestadas as contas eleitorais do recorrente, referentes às eleições de 2022, o impedimento para a obtenção de certidão de quitação eleitoral perdurará até 31/12/2026, data que marca o término do mandato para o qual concorreu”, explicou.

Da decisão do TRE de Alagoas, ainda cabe recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vereadores eleitos por Maceió são diplomados Após nova totalização de votos, vereadoras "eleitas" em Anadia ficam como suplentes Anadia: nova totalização dos votos para vereador vai ser realizada nesta segunda (09) Como pagar multa eleitoral? O que fazer para regularizar seu título