TRE esclarece: e-mail comunicando cancelamento de título é tentativa de fraude

Publicado em 20/09/2022, às 13h07
TRE-SP -

TRE-AL

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) esclarece que trata-se de tentativa de fraude um e-mail que informa que houve o cancelamento provisório do título eleitoral por irregularidades no Cadastro de Pessoa Física – CPF. A Justiça Eleitoral não encaminha nenhum documento avisando do cancelamento do título eleitoral.

LEIA TAMBÉM

“Toda eleição é a mesma coisa. Pessoas mal intencionadas tentam conseguir dados pessoais dos eleitores enviando informações falsas através do e-mail ou dos aplicativos de mensagens. É importante identificar a tentativa de fraude e nunca repassar informações como número do título, do CPF, da identidade ou endereço”, esclarece a assessora de Comunicação do TRE de Alagoas, Flávia Gomes de Barros.

A tentativa de fraude é conhecida como “phishing”, uma tática para convencer as pessoas a baixarem por engano aquivos maliciosos ou fornecerem informações pessoais na internet. O e-mail está sendo encaminhado através de endereço eletrônico falso, como se fosse do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e contém, ainda, um número de processo inexistente. 

A assessora do TRE de Alagoas orienta, ainda, que as pessoas desconfiem de mensagens persuasivas utilizadas para enganar as vítimas de boa fé e ingênuas. “A engenharia social utiliza mensagens que acionam gatilhos emocionais para convencer os usuários a clicar e efetivar a fraude. Neste período eleitoral, é preciso redobrar a atenção para não cair em golpes relacionados ao cadastro de eleitores ou CPF”, alerta.

Por se tratar de uma tentativa de fraude digital, o ideal é que a denúncia seja formalizada em uma delegacia especializada em crimes cibernéticos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vereadores eleitos por Maceió são diplomados Após nova totalização de votos, vereadoras "eleitas" em Anadia ficam como suplentes Anadia: nova totalização dos votos para vereador vai ser realizada nesta segunda (09) Como pagar multa eleitoral? O que fazer para regularizar seu título