Redação
Este ano a Justiça Eleitoral facilitou a vida de eleitores cegos, disponibilizando fones de ouvido para essa parcela do eleitorado.
LEIA TAMBÉM
Têm acesso ao equipamento os eleitores que informaram em seu cadastro eleitoral a deficiência, optaram em votar nas chamadas sessões especiais.
As 124 sessões especiais instaladas em todo o estado, além dos fones de ouvido, também possuem infraestrutura adaptada para facilitar ao máximo o exercício do voto, não sendo, porém, exclusivas para o público com limitações físicas.
Mesmo que não tenha feito o pedido antecipadamente ao juiz eleitoral, a legislação permite ao eleitor com deficiência contar com o auxílio de uma pessoa de sua confiança no momento do voto. Para tanto, o presidente da mesa receptora deverá verificar se a medida é imprescindível e, caso confirme, o acompanhante será autorizado a ingressar na cabine e poderá, inclusive, digitar os números na urna para o eleitor.
Em todo o estado são 12.560 eleitores com necessidades especiais, 5% a mais que nas eleições de 2014.
LEIA MAIS
Cada R$ 1 em publicidade gera R$ 10,7 na economia. Votos brancos, nulos e abstenções superam votação do segundo colocado em Maceió Não votou no 1º e/ou 2º turno? veja prazos para justificar Após contagem de votos, eleição para prefeito segue indefinida em 146 cidades