Redação
A Secretária Municipal de Promoção do Turismo (Semptur) promoveu nesta semana uma segunda chamada do seminário de capacitação para prestadores de serviço que atuam com diferentes tipos de embarcações turísticas na capital. A formação foi voltada para os condutores que ainda não tinham participado da sensibilização promovida pela Semptur em maio de 2015 como foco em segurança, qualidade dos serviços prestados, preservação ambiental e primeiros socorros.
LEIA TAMBÉM
Segundo Ana Corado, coordenadora geral de projetos da Semptur, nas duas edições, a Secretaria já capacitou no total mais de 200 profissionais entre proprietários de embarcações, jangadeiros e tripulantes das escunas que realizam os passeios das 9 ilhas, no Pontal da Barra. Corado estima que esse número represente cerca de 95% de todos os profissionais que atuam com passeios turísticos na capital. Durante o seminário, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) realizou o cadastramento das embarcações, sem custos.
“Estamos muito satisfeitos com esse resultado. Esse número nos dá a garantia de que a grande maioria das embarcações está atuando de forma regular, conduzidas por pessoas capacitadas e cientes das normas de conduta para propiciar uma experiência segura e interessante para os turistas”, explica a coordenadora.
O treinamento realizado incluiu palestras com representantes da própria Semptur e SMTT, além do Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos, Agência de Vigilância Sanitária de Alagoas e a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma). “O foco é sensibilizar os condutores para questões essenciais como regras de mínimo impacto para proteger a riqueza da vida marinha das piscinas naturais, normas para manuseio de alimentos nas jangadas e cuidados básicos na realização das operações. Estamos garantindo passeios com o máximo de qualidade nesses cenários tão inspiradores do nosso litoral e da Lagoa do Mundaú”, explicar jair Galvão.
Um novo seminário será marcado para atender aos últimos proprietários de embarcação que ainda não compareceram às capacitações.
LEIA MAIS