Agência Alagoas
Imagens de câmeras do totem da Secretaria de Segurança Pública auxiliaram as polícias Militar e Civil na localização e prisão de dois homens suspeitos de sequestro seguido de tentativa de homicídio em Arapiraca. O caso aconteceu na madrugada desta quinta-feira, 16, no Centro da cidade.
LEIA TAMBÉM
De acordo com o major Alencar, chefe do setor de Videomonitoramento da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), os operadores das câmeras do totem flagraram uma movimentação suspeita que indicava a possibilidade de uma ação criminosa.
Segundo a Polícia Militar, o vídeo flagrou o momento em que a vítima é colocada dentro de um carro, modelo Volkswagen Gol, e levada embora. No local, os suspeitos deixaram uma moto. Um vigilante informou que conhecia o dono da motocicleta e entrou em contato com ele.
A pedido do dono, o vigilante retirou o veículo da rua e colocou em uma praça. Após a ligação, cerca de 20 minutos depois, os proprietários do carro e o da moto apareceram no local. Foi quando foram presos em flagrante por sequestro e cárcere privado e levados à Central de Polícia de Arapiraca.
Durante a abordagem, o veículo utilizado pelos suspeitos foi apreendido na residência de um dos envolvidos. Dentro do carro, os policiais encontraram marcas de sangue no banco traseiro. Os homens foram encaminhados à 5ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), em Palmeira dos Índios, onde confessaram o crime.
Em posse das imagens das câmeras de videomonitoramento, o delegado Edberg Sobral questionou os suspeitos sobre o ocorrido e eles relataram que a vítima havia roubado um celular horas antes, motivo pelo qual decidiram abordá-lo e colocá-lo dentro do veículo para “dar um susto”.
Eles relataram ainda que o homem foi ferido a golpes de faca, deixando-o numa região rural da cidade. A vítima sobreviveu aos ferimentos e foi socorrida ao Hospital de Emergência do Agreste (HEA), para que recebesse os cuidados necessários.
Videomonitoramento - O uso do totem de segurança pública em Arapiraca reforça o papel essencial da tecnologia no enfrentamento à criminalidade. Equipados com câmeras de alta definição e conectados à central de videomonitoramento da SSP, os totens permitem a identificação rápida de situações suspeitas e agilizam a ação das forças de segurança.
“Esse caso demonstra a importância de investirmos em tecnologias de monitoramento para prevenção e solução de crimes. Os totens não só inibem ações criminosas, mas também fornecem provas fundamentais para investigações”, destacou o secretário Flávio Saraiva.
A SSP reforçou que o uso do sistema será ampliado para outras regiões do estado, com o objetivo de fortalecer a segurança pública e garantir uma resposta rápida e eficaz a crimes em andamento.
LEIA MAIS