TNH1 com agências
A cidade de Toritama, no estado vizinho de Pernambuco, é considerada um centro ativo do capitalismo na região, produzindo anualmente mais de 20 milhões de jeans em fábricas caseiras.
LEIA TAMBÉM
Todos os anos, esses capitalistas do Agreste, durante o Carnaval – o único momento de lazer do ano -, transgridem a lógica da acumulação de bens, negociam seus pertences e fogem para as praias em busca de uma felicidade efêmera. Quando chega a Quarta-feira de Cinzas, um novo ciclo de trabalho começa.
Esse universo é o tema do documentário "Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar", que está em cartaz em todo o país e será exibido no Cine Arte Pajuçara, O documentário particpou do Festival É Tudo Verdade , onde levou Menção Honrosa do Júri Oficial da ABD-SP, Prêmio da Crítica e Menção Honrosa do Júri Oficial e também foi selecionado para o Sheffield Doc Fest.
O diretor do filme, Marcelo Gomes, falou, em entrevista ao Adoro Cinema, sobre como teve a ideia de fazer o documentário sobre a cidade pernambucaca.
Ele explica que a premissa nasceu de uma visita do cineasta a Toritama, quando ele descobriu no local uma produção frenética de calças jeans, exportadas para todo o país, e que movimenta a economia de toda a cidade. Mais do que isso, conta ele, viu gerações de famílias inteiras se dedicarem ao trabalho sem parar, com pouquíssimas horas de descanso.
ONDE ASSISTIR EM MACEIÓ
Em Maceió é possível assistir no Cine Arte Pajuçara.Clique AQUI e veja os horários.
Assista ao trailler:
LEIA MAIS