TNH1 lança podcast sobre mulheres interligadas pela superação através do empreendedorismo

Publicado em 31/05/2024, às 10h25
TNH1 -

Ana Carla Vieira e João Arthur Sampaio

A palavra ‘transformar’ define as mudanças vividas nas vidas de Fátima, Gisely e Wandirlene. As três empreendedoras de pequenos negócios estão no foco da primeira série especial de podcasts do TNH1, lançada esta semana: "Mente sã, negócio salvo". Ao todo, cinco episódios contam as trajetórias delas do começo até a profissionalização no ramo. (Ouça mais abaixo)

LEIA TAMBÉM

Elas estão interligadas pelo caminho da superação, ressaltado pela 'psicóloga das empreendedoras', Micheline Cordeiro. Ela pediu exoneração do serviço público após 18 anos de funcionalismo e, em um dos projetos pessoais, fundou o grupo "Empreendendo Você", para tratar as dores em comum de quem decide se lançar no mercado para viver o sonho do próprio negócio. 

Fátima e Gisely Ferreira são tia e sobrinha que encontraram nas biojoias o caminho para superar as perdas familiares e escapar da depressão. Já a Wandirlene Souza, ou Wan, retomou o sentido da vida depois que aprendeu a fazer bolsas manuais, durante a recuperação de um procedimento cirúrgico a que foi submetida por causa de uma doença autoimune. 

O podcast conta como elas, que estavam em um ponto quase depressivo, conseguiram dar a volta por cima para investirem em si mesmas, fortalecendo "CPF" e consequentemente o "CNPJ".

Mas se o apoio coletivo e os cuidados com a saúde mental foram primordiais, elas também perceberam a necessidade de focar na profissionalização de cada negócio, com o apoio do Sebrae Alagoas, por meio do Sebrae Delas. Nos últimos cinco anos, em todo o país, o projeto atendeu quase 17 milhões de mulheres, além de mais de 3,8 milhões de empresas com mulheres sócias ou proprietárias. O foco do programa são justamente as microempreendedoras individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.

As entrevistadas também fazem parte de um grupo de mulheres que se ajuda quando o assunto é empreender, o CMEC [Conselho da Mulher Empreendedora e Cultura]. Ligado à Associação Comercial de Maceió, o Comselho é responsável por reuni-las para trocarem experiências e saberes, com o apoio de profissionais da área.

A produção da série e as entrevistas foram feitas pela editora executiva do TNH1, Ana Carla Vieira. O roteiro e a montagem ficaram a cargo do repórter João Arthur Sampaio, e o responsável pela edição do podcast foi Renee Alves.

Todos os episódios já estão disponíveis no Spotify e, ao longo desta semana, foram transmitidos na Rádio Pajuçara FM, durante o programa Pajuçara na Hora, com Wilson Júnior. Você pode escutar o podcast na íntegra logo abaixo:

#00 - Estes são empreendimentos que transformam mentes:

‘O podcast 'Mente sã, negócio salvo' é uma série especial, produzida pelo TNH1, que aborda as dores, as lutas, os recomeços e as soluções encontradas, que transformaram as vidas de pequenas empreendedoras, e as fizeram sonhar cada vez mais alto.’



#01 - Fátima e Gisely: tudo começou com resina [e vergonha]:

‘Neste episódio relatamos como foi a fase embrionária da Carpe Diem Do (@carpediem_do.fg), loja de biojóias de Fátima e Gisely, que são tia e sobrinha, respectivamente. Elas utilizaram do negócio para escapar do caminho da depressão, mesmo sem acreditar no próprio potencial e com vergonha do que era produzido inicialmente.’

#02 - Carpe Diem Do: seu dia, sua maneira, seu negócio:

‘“Aproveite o dia à sua maneira”. Sob esse lema, surgiu a Carpe Diem Do (@carpediem_do.fg). Assim como todo negócio, aconteceram diversos erros no começo, com as duas tentando vender os produtos, mas sem saber como ou por onde começar. Aqui foi o começo da profissionalização deste empreendimento. E, às vezes, a melhor oportunidade está apenas a um encontro de distância.’

#03 - Wan e as bolsas cheias de esperança:

‘Lidar com uma doença autoimune não é tarefa fácil. E a Wadirlene, a Wan, sabe muito bem disso. No entanto, foi em um momento de recuperação pós-cirúrgico que ela encontrou o que poderia até ser um hobbie, mas acabou se tornando um negócio. Hoje, a loja Da Nega (@da_negaa) vende as bolsas manuais da Wan. Ainda com o vínculo pela CLT, ela tem esperanças de que um dia esta possa ser a renda principal da casa.’

#04 - Empreendendo em você, como uma profissional:

‘Empreender não é tarefa fácil, ainda mais quando não se faz ideia do que quer, do público que quer alcançar, ou ainda de como comercializar o produto. Neste episódio você vai ver que o apoio coletivo e os cuidados com a saúde mental são primordiais, mas também é necessário prestar atenção e focar na profissionalização do negócio. Para isso, o Sebrae oferece consultorias gratuitas, basta agendar uma visita. O telefone para contato é o 0800-570-0800. Você também pode conhecer os cursos por meio do portal Sebrae em sebrae.com.br/sites/PortalSebrae.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Venda de carros elétricos mais que dobra em Alagoas Golpes com Pix chegarão a R$ 11 bilhões até 2028, diz estudo INSS libera antecipação de R$ 150 sem afetar margem do consignado Bolsa Família é pago nesta terça a beneficiários com NIS de final 2; veja calendário