TJAL realiza triagem para mutirão da transcidadania na Unit

Publicado em 04/02/2020, às 18h29
-

Ascom TJ

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), em parceria com o Centro Universitário Tiradentes (Unit), está realizando, até o dia 13 de abril, triagem para mutirão da transcidadania. O objetivo é viabilizar a retificação do registro civil dos cidadãos transgêneros que residem em Alagoas. 

LEIA TAMBÉM

Os interessados em mudar o sexo na documentação devem comparecer, das 8h às 13h, ao Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Unit, na sede localizada em Cruz das Almas, Maceió, e apresentar todos os documentos que são exigidos neste link. O mutirão será realizado no dia 24 de abril, também na Unit. 

De acordo com a juíza Joyce Araújo Florentino, para a retificação dos documentos não será necessário que a pessoa tenha realizado cirurgia para mudança de sexo. Para a magistrada, ações como esta são importantes porque possibilitam a concepção de direitos relacionados a dignidade humana.

“A mudança do nome para um transgênero afeta principalmente seu direito de personalidade e a sua dignidade. O Judiciário de Alagoas sai na frente no sentido de possibilitar a realização de um mutirão extrajudicial, não vai ser necessário um processo para isso e chegar também às camadas menos favorecidas de conhecimento porque é possível que se faça por meio do cartório, mas muitas pessoas não sabem ou encontram alguns entraves para fazer no cartório”, explicou.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Justiça condena homem que chamou artista de 'traveco' em post de casa de shows, em Maceió Justiça proíbe condomínio de usar galinhas contra praga de escorpiões Justiça manda indenizar mulher que contraiu HPV após traições do ex-marido STF nega liberdade condicional a ex-deputado Daniel Silveira