TJAL publica protocolo sanitário para retorno das atividades presenciais

Publicado em 20/07/2020, às 17h31
-

Redação

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) publicou, nesta segunda-feira (20), a portaria nº 891, que estabelece protocolo sanitário para o retorno das atividades presenciais do Judiciário. Confira aqui. 

LEIA TAMBÉM

De acordo com o texto, ficam proibidas a entrada e a permanência, nas unidades administrativas e judiciárias, de pessoas sem máscaras. O ingresso nesses ambientes deve ficar restrito, sempre que possível, aos magistrados, servidores, estagiários, terceirizados e colaboradores, até que seja implementada a Fase Azul de abertura das atividades do TJAL, conforme estipulado na resolução nº 22, de 29 de junho deste ano. 

Será efetuada também a medição de temperatura de todos aqueles que acessarem as instalações físicas do Judiciário.

Distanciamento social

Ainda segundo a portaria, deverá ser observado o distanciamento social, evitando-se aglomerações. A organização de filas, dentro e fora dos setores, terá que obedecer à distância mínima de 1,5 m entre as pessoas. 

As estações de trabalho deverão ficar, no mínimo, a 2 metros de distância umas das outras. Fica proibido também o compartilhamento de objetos e equipamentos de uso pessoal, como headsets e microfones.

A utilização dos elevadores será restrita a apenas uma pessoa por vez. Nos ambientes, deve ser utilizado, sempre que possível, o sistema natural de circulação de ar. As portas devem ser mantidas abertas para se diminuir o contato com maçanetas.

A higienização dos setores e dos equipamentos será intensificada e haverá a disponibilização de álcool em gel na recepção, nos banheiros, nos postos de trabalho e em outros espaços de circulação.

Enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública, por conta do novo coronavírus, fica mantido o regime de trabalho remoto para servidores e magistrados do grupo de risco ou que apresentem sintomas gripais. 

A portaria proíbe a entrada e circulação de pessoas para entrega e venda de produtos, inclusive alimentos, nas unidades do Judiciário estadual.

O protocolo foi elaborado pelo Departamento de Saúde e Qualidade de Vida do TJAL. O setor disponibiliza, das 8h às 18h, o whatsapp (82) 98184.1819 para tirar dúvidas de magistrados e servidores sobre o coronavírus, o uso de máscaras, o descarte de materiais, entre outros assuntos relacionados à pandemia.

Etapas

A Resolução nº 22/2020, publicada no Diário da Justiça Eletrônico do dia 30 de junho, estabeleceu quatro etapas para o retorno gradual e sistemático das atividades presenciais.

Vermelha: fase atual do Judiciário, com a suspensão das atividades presenciais e funcionamento por meio de plantão extraordinário. Vai até 26 de julho;

Laranja: fica permitida a utilização da sala passiva para produção de prova oral, com a manutenção da suspensão das atividades presenciais e funcionamento do Judiciário por meio de plantão extraordinário. Inicia no dia 27 de julho;

Amarela: haverá o retorno das atividades presenciais com, no máximo, 30% dos quadros das unidades judiciais e administrativas, com permissão de acesso do público externo às dependências do Judiciário apenas às pessoas com audiência ou atendimento com horário marcado. O início desta etapa levará em consideração a evolução da situação epidemiológica do Estado de Alagoas;

Azul: o Judiciário terá o retorno das atividades presenciais com regular atendimento do público externo. Os magistrados, servidores, estagiários e colaboradores que estão no grupo de risco poderão exercer suas atividades de forma remota, até que o controle da pandemia propicie o retorno seguro e sem reservas às atividades presenciais.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Justiça condena homem que chamou artista de 'traveco' em post de casa de shows, em Maceió Justiça proíbe condomínio de usar galinhas contra praga de escorpiões Justiça manda indenizar mulher que contraiu HPV após traições do ex-marido STF nega liberdade condicional a ex-deputado Daniel Silveira