TJ institui Centro de Inteligência para lidar com demandas repetitivas

Publicado em 17/03/2021, às 10h55
Caio Loureiro/TJAL -

Assessoria TJAL

O Tribunal de Justiça de Alagoas instituiu o  Centro de Inteligência da Justiça Estadual (CIJE-TJAL), por meio d Resolução nº 5/2021, publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta quarta-feira (17). O órgão tem a função de identificar o ajuizamento de demandas repetitivas ou de massa e elaborar estratégias para tratamento adequado dos casos.

LEIA TAMBÉM

De acordo com a definição do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), demandas repetitivas são processos nos quais a mesma questão de direito se reproduz, de forma que as soluções podem ser padronizadas, e as causas terem o mesmo resultado, garantindo celeridade, isonomia e segurança jurídica.

O CIJE-TJAL será presidido pelo presidente da Comissão Gestora do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (Nugep), que atualmente é o desembargador Sebastião Costa Filho.

Segundo a Resolução, compete ao Centro de Inteligência emitir pareceres sobre as demandas, visando recomendar a uniformização de procedimentos; manter interlocução com os Centros criados por outros entes da Federação e o CNJ; realizar estudos e audiências públicas a fim de obter subsídios para os temas sob apreciação; entre outras atribuições.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Justiça condena homem que chamou artista de 'traveco' em post de casa de shows, em Maceió Justiça proíbe condomínio de usar galinhas contra praga de escorpiões Justiça manda indenizar mulher que contraiu HPV após traições do ex-marido STF nega liberdade condicional a ex-deputado Daniel Silveira