Redação
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) obteve, nesta segunda-feira (5), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Selo Diamante do “Justiça em Números”, destinado às Cortes que alcançaram os maiores níveis de excelência na produção, gestão, organização e disseminação de informações administrativas e processuais. O TJ/AL foi o único tribunal estadual a receber a maior honraria, em 2016.
LEIA TAMBÉM
O presidente João Luiz Azevedo Lessa recebeu a premiação durante o 10º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, e explicou como foi realizado o trabalho de aperfeiçoamento das informações prestadas ao CNJ.
“A tecnologia de informação e a divisão de estatística, tiveram o papel crucial no sentido de levantar dados com os departamentos de pessoal e financeiro, bem como possibilitar que as informações processadas no sistema pudessem ser disponibilizadas para a avaliação do departamento de pesquisas judiciais do CNJ”, disse o desembargador João Luiz.
Estiveram presentes no encontro os desembargadores Otávio Praxedes, gestor estadual das metas da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), José Carlos Malta Marques e Sebastião Costa Filho, além do assessor-chefe da Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário de Alagoas (APMP), Clóvis Correia. A presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, também participou do evento.
“Temos um plano de ação na APMP, no qual acompanhamos tudo e realizamos o que é necessário, atendendo sempre às recomendações da portaria nº 56 do CNJ, que regulamenta o Selo Justiça em Números”, explicou Clóvis Correira.
Os tribunais que também receberam o Selo Diamante foram o Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ), Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (BA), Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE), Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) e Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (SP). Além deste selo, há as categorias Bronze, Prata, Ouro.
De acordo com o CNJ, o 10º Encontro Nacional do Poder Judiciário tem como objetivo aprovar as metas nacionais a serem cumpridas pelo Judiciário em 2017 e divulgar o desempenho parcial dos tribunais no cumprimento das metas deste ano.
LEIA MAIS