Tetraplégico volta a ter movimentos após implantação de chips de IA no cérebro

Publicado em 29/07/2023, às 14h58
Foto: Reprodção/CNN -

Revista GQ

Keith Thomas, um homem tetraplégico, voltou a ter movimentos do corpo graças à implantação de microchips com algorítimos de inteligência artificial no seu cérebro. Isso aconteceu nos Estados Unidos. A informação foi publicada na CNN Brasil.

LEIA TAMBÉM

No procedimento, que durou mais de 15 horas, foi utilizada uma tecnologia que permitiu reconectar o cérebro com a medula espinhal, formando, assim, um elo para que a informação pudesse caminhar entre cérebro e membros de novo.

Logo após a cirurgia, Keith já pôde sentir o toque de sua irmã. Também voltou a ter sensações nas mãos, braços e pulsos, além de recuperar movimentos. Especialista por trás do procedimento transpareceu otimismo a fim de auxiliar mais pessoas com IA.

"Achamos que é possível aplicar este tipo de tecnologia e essa nova abordagem em outras partes do corpo, como membros inferiores, pernas. É uma ideia parecida com, essencialmente, sobrecarregar a medula espinhal e, se nós pudermos acordar alguns desses circuitos que foram danificados e que estão adormecidos há anos, então, o céu é o limite”, diz.

Por fim, Keith ressalta que, para ele, o que mais importa é recuperar certa independência. O paciente perdera movimento dos membros e tronco, após quebrar pescoço em mergulho em piscina rasa.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

A sonda espacial que pode fazer história ao chegar mais perto do Sol que qualquer outra Era fake? Whatsapp se pronuncia após rumores de nova atualização com notificação de prints WhatsApp vai mostrar quando alguém tirar print das conversas; entenda Robô virtual aconselha jovem de 17 anos a matar os pais por limite a uso de telas