Tempo de contribuição para receber aposentadoria integral será de 40 anos

Publicado em 11/07/2019, às 10h52
Agência Brasil -

Com Câmara dos Deputados

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou em primeiro turno, nesta quarta-feira (10), o texto-base da proposta de reforma da Previdência (PEC 6/19). Foram 379 votos a favor e 131 contra a matéria. Os deputados continuam a votação da proposta nesta quinta-feira (11).

LEIA TAMBÉM

O texto-base aprovado é o substitutivo do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), que aumenta o tempo para se aposentar, limita o benefício à média de todos os salários, eleva as alíquotas de contribuição para quem ganha acima do teto do INSS e estabelece regras de transição para os atuais assalariados.

Na prática, a principal mudança é que para se aposentar com 100% da média de todos os salários recebidos, o trabalhador precisa contribuir por 40 anos.

Se preferir se aposentar aos 60 anos de idade com 20 anos de contribuição, que é o tempo mínimo exigido, o benefício será igual a 60% da média de todos os salários recebidos. Veja abaixo os principais pontos da reforma:


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bolsonaro se manifesta após vídeo sobre Pix de Nikolas viralizar PGR se manifesta contra autorização para viagem de Bolsonaro aos EUA Projeto prevê prisão de quem divulgar imagens de suicídio ou automutilação Familiares, autoridades e admiradores prestam as últimas homenagens a Benedito de Lira