Temer convoca Padilha para definir ainda hoje o destino de Jucá

Publicado em 23/05/2016, às 16h22

Redação

O presidente em exercício, Michel Temer, convocou o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, para uma conversa na tarde desta segunda, 23, no Palácio do Jaburu. Temer está sendo pressionado por aliados a afastar o ministro do Planejamento, Romero Jucá, para que o desgaste ocorrido com a divulgação da gravação em que ele conversa com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado sugerindo que a mudança de governo poderia estancar a Operação Lava Jato, não contamine seu governo, que está começando e precisa se fortalecer para aprovar medidas econômicas no Congresso.

Um dos temores do governo é que apenas parte da gravação de uma hora foi divulgada e não se sabe o que existe no resto dela. A expectativa é que até o fim do dia Temer defina o futuro de Jucá.

O ideal, para o presidente em exercício, era que Jucá pedisse afastamento. Mas o ministro do Planejamento não deu nenhum sinal de que poderia fazer este gesto. O governo Temer não quer se deixar prejudicar pela fala de Jucá, no momento em que está encaminhando as primeiras propostas ao Congresso.

Os desdobramentos do episódio poderão até mesmo mudar a disposição de Temer de ir ao Congresso se reunir com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), nesta tarde. Mas, até agora, a ida estava confirmada. Da mesma forma, poderá ser suspensa a participação de Jucá na entrevista, marcada para amanhã, para o anúncio das medidas econômicas.

Na manhã desta segunda-feira, Temer conversou com Jucá e vários aliados para avaliar os problemas para o governo com a divulgação das gravações. Temer mandou que Jucá se explicasse e, depois, avisou que iria aguardar o desenrolar dos acontecimentos e as repercussões da entrevista para decidir o que faria. Mas as primeiras reações não foram boas, com forte influência no mercado. Da mesma forma, no Congresso, já há partidos, como o PDT, pedindo a cassação de Jucá e até mesmo aliados condenando o ministro do Planejamento e defendendo seu afastamento.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bolsonaro se manifesta após vídeo sobre Pix de Nikolas viralizar PGR se manifesta contra autorização para viagem de Bolsonaro aos EUA Projeto prevê prisão de quem divulgar imagens de suicídio ou automutilação Familiares, autoridades e admiradores prestam as últimas homenagens a Benedito de Lira