Tartaruga marinha desova na mesma praia que nasceu há 30 anos, em Maceió

Publicado em 15/12/2022, às 10h37
Animal está sendo monitorado por técnicos do Biota | Foto: Cortesia Biota -

Eberth Lins

Uma tartaruga marinha de pente foi encontrada em processo de desova na Praia de Jatiúca, em Maceió, na noite dessa quarta-feira (14). Segundo o Instituto Biota, a desova aconteceu na mesma praia urbana em que o animal nasceu há, no mínimo, 30 anos.

LEIA TAMBÉM

Também conhecida como tartaruga-legítima, tartaruga-de-escamas ou tartaruga-verdadeira, o animal é encontrado em mares tropicais e subtropicais, segundo especialistas, uma espécie criticamente ameaçada de extinção devido à caça indiscriminada.

(Foto: Cortesia Biota )
(Foto: Cortesia Biota )

Conforme o Biota, a tartaruga marinha tem 94 cm de comprimento de casco e recebeu um número de identificação. O local do ninho será monitorado e mantido isolado pelos técnicos do instituto até que os filhotes de tartarugas nasçam.

Em caso de encontrar animais encalhados ou em processo de desova, o Biota orienta que a população entre em contato pelos números 82 99115-2944, 82 98815-0444 ou 82 99115-5516.

Para as tartarugas, valem ainda as orientações de não manter o animal na água e não tentar alimentá-lo. Se a avistagem ocorrer no período noturno, a tartaruga for grande e estiver andando pela praia, provavelmente não esteja encalhada, mas pode estar tentando encontrar um local para desovar, o que não pode ser interferido.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Expansão da própolis vermelha: 600 mudas de planta serão distribuídas em AL Macaco-prego-galego: saiba como está o animal que foi resgatado em AL Fiscalização flagra área desmatada equivalente a mais de 200 campos de futebol no interior de Alagoas FPI do São Francisco: 167 animais silvestres são soltos no coração da Caatinga