TNH1/Fotos: TV Pajuçara
Após serem acionados e, cumprindo os protocolos, evacuarem, no final da manhã desta terça-feira, 13, o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, os militares do Esquadrão antibomba do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) inspecionaram o pacote deixado na área de check-in e concluíram que não se tratava de bomba.
LEIA TAMBÉM
A informação foi dada pelo Sargento Francelino, em entrevista ao vivo ao programa Fique Alerta, da TV Pajuçara/RecordTV. De acordo com o sargento, o volume suspeito era só um pacote deixado por um passageiro, que as câmeras do aeroporto não conseguiram identificar. "Identificamos o local, era só um pacote deixado por algum passageiro, não tem característica de bomba", disse Sargento Francelino.
Embalagem de teor desconhecido causou pânico no aerporto (Foto: Cortesia ao TNH1) |
"Em um local com a segurança que precisa ser eficiente, como o aeroporto, qualquer objeto diferente daquele ambiente é um objeto suspeito de ser bomba. A gente vê tantas coisas acontecendo no mundo, então, um objeto esquecido ou deixado embaixo de um guichê, a segurança já trata como uma possível bomba ou objeto suspeito de ser bomba", explicou o sargento.
"A segurança tem que buscar imagens das câmeras, para ver se foi alguém que deixou lá. Se eles não conseguirem esses dados, infelizmente têm que chamar o esquadrão antibombas para poder identificar esse objeto. Foi isso que a gente fez. "A doutrina tem que ser aplicada à risca para o procedimento correto. Tentamos agir de forma natural, para não levar pânico a ninguém",disse.
O Bope, entretanto, não divulgou o que continha dentro do pacote. O Aeroporto foi liberado minutos depois de ter sido esvaziado. Enquanto os militares faziam a averiguação, passageiros e funcionários ficaram aguardando do lado de fora. A situação inusitada chamou a atenção de quem estava no local.
Voo cancelado - De acordo com a assessoria de comunicação da Aena, que administra o Aeroporto Zumbi dos Palmares, durante a evacuação do local apenas um vôo foi cancelado, entre Maceió e Recife, da companhia aérea Azul. "Como foi rapidamente reaberto, o voo conseguiu ser remanejado", explicou a assessoria.
LEIA MAIS