Surto de virose: São Paulo confirma norovírus na Baixada Santista

Publicado em 08/01/2025, às 19h13
- Prefeitura de Guarujá

CNN Brasil

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de São Paulo confirmou, por meio do Instituto Adolfo Lutz (IAL), a presença de norovírus em fezes humanas coletadas no Guarujá (SP) e Praia Grande (SP), na Baixada Santista, no litoral paulista.  

LEIA TAMBÉM

O norovírus é responsável por causar gastroenterites, que têm sintomas como náusea, vômito, diarreia, dor abdominal, e são conhecidas como viroses. A infecção é transmitida pela ingestão das fezes, em geral, pela água do mar e alimentos. O surto de virose no litoral de São Paulo superou 7.500 casos, de acordo com o levantamento da CNN.  

“Estas informações são importantes para orientar o tratamento aos pacientes. No entanto, estamos investigando, em conjunto com a Cetesb, Sabesp e os municípios da Baixada Santista, a fonte que causou esta infecção”, esclarece Regiane de Paula, coordenadora em saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças da Pasta.

Os sintomas de gastroenterites também envolvem dores musculares, cansaço, dor de cabeça e febre baixa — e podem ser fatais. No último sábado, Cristais Paulista, morreu no interior de São Paulo, com indícios de virose depois de retornar do Guarujá (SP).  

Como se previnir 

A Secretaria da Saúde ressalta que nenhum medicamento deve ser tomado sem conhecimento e indicação médica.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Medidas de prevenção e vacinação: Sesau orienta sobre surto de vírus respiratório na China Veja o que diz novo estudo sobre a relação da carne vermelha com a saúde intestinal Metapneumovírus na China: vírus respiratório pode causar nova pandemia? Mãe de menino diagnosticado aos 3 anos revela primeiro sinal de alerta do câncer infantil