Surto de bactéria do McDonald’s pode ter sido causado por vegetal; entenda

Publicado em 31/10/2024, às 08h39
O McDonald’s anunciou no domingo que retomaria a venda do Quarterão em toda a rede esta semana | Reprodução -

CNN Brasil

Cebolas frescas cortadas em fatias servidas no lanche Quarterão do McDonald’s foram a provável fonte de um surto de Escheria coli (E. coli) que causou uma morte nos Estados Unidos disseram os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos EUA na quarta-feira (30).

LEIA TAMBÉM

Casos adicionais associados ao surto também foram relatados, elevando o número total de doenças para 90 e hospitalizações para 27. No entanto, o CDC observa que o risco atual para o público é “muito baixo”, pois as doenças relatadas aconteceram antes que as cebolas afetadas fossem removidas dos locais da rede de fast-food.

“Não é necessário evitar comer cebolas ou outros alimentos feitos com cebolas”, disse o CDC .

Na semana passada, o fornecedor Taylor Farms emitiu um alerta de quatro produtos de cebola devido à “potencial contaminação por E. coli“.

As lojas do McDonald’s nas áreas afetadas pararam temporariamente de usar cebolas em fatias, e outros restaurantes de fast-food que receberam cebolas deste fornecedor — incluindo Burger King, Taco Bell, Pizza Hut e KFC — removeram proativamente os ingredientes dos cardápios em alguns locais.

Não é provável que as cebolas recolhidas tenham ido para supermercados ou diretamente para os consumidores, disse o CDC nesta quarta-feira (30). Cebolas em cubos usadas no McDonald’s também não foram associadas a esse surto, de acordo com o FDA .

Os hambúrgueres de carne usados ​​no Quarterão também fizeram parte da investigação, que começou em 22 de outubro. Mas o Departamento de Agricultura do Colorado  disse no último domingo (27) que os hambúrgueres do McDonald’s usados ​​no clássico lanche testaram negativo para E. coli.

Já o Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura dos EUA disse na segunda-feira (29) que as evidências não apontavam para carne moída como a provável fonte da contaminação.

O McDonald’s anunciou no domingo que retomaria a venda do Quarterão em toda a rede esta semana, mas os 900 restaurantes que anteriormente recebiam cebolas fatiadas da Taylor Farms não incluiriam cebolas nesses sanduíches.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Professora de escola morre de raiva após ser mordida por morcego em sala de aula TikToker de 31 anos que estava desaparecido há 10 dias é encontrado morto em floresta nos EUA Quatro aviões colidem na pista do aeroporto de Boston e provocam caos; assista Noiva encontrada morta horas após postar fotos da lua de mel tinha ingerido drogas psicoativas