Flávio Gomes de Barros
As pedras do xadrez eleitoral de 2026 indicam quase uma unanimidade quanto às candidaturas ao Senado: Renan Calheiros (MDB), que tentaria sua quinta reeleição consecutiva, e Arthur Lira (PP), o ainda presidente da Câmara dos Deputados.
LEIA TAMBÉM
O fortalecimento do nome de Lira para a disputa de senador passariam, segundo analistas políticos, de como ele ficaria, politicamente, ao deixar a presidência da Câmara - seu mandato se encerra em fevereiro de 2025.
Uma alternativa é colocada para o Senado daqui a pouco menos de dois anos: o deputado federal AlfrdomGaspar de Mendonça (União Brasil), que tem sido o destaque da bancada alagoana no Congresso Nacional nesses quase dois anos de mandato, embora ele publicamente nunca tenha aadmitido essa hipótese.
Para sucessor de Paulo Dantas (MDB), que não poderá concorrer a uma terceira reeleição, os citados para o governo do Estado são o senador e ministro Renan Calheiros Filho (MDB) e o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL).
Não há, no momento, um terceiro nome ao menos especulado para concorrer ao Palácio República dos Palmares.
Essa disputa estaria mesmo consolidada?
LEIA MAIS
Rodovia AL 101 Norte – o drama continua Um S.O.S. para o Estádio Rei Pelé - II Arthur Lira se explica ao STF sobre emendas Caso Zé Dirceu: "Um tapa na cara do brasileiro honesto"