'Stranger Things', 'The Last Of Us' e mais: veja produções impactadas com greve dos roteiristas

Publicado em 12/05/2023, às 10h40
Netflix e HBO -

Omelete

O sindicato dos roteiristas de cinema e televisão de Hollywood, o Writers Guild of America (WGA), iniciou uma greve da categoria. Como resultado, é possível que nos próximos dias ocorram diversos anúncios de cancelamentos de produções, mudanças no status de séries, paralisações e outras interrupções.

LEIA TAMBÉM

Confira abaixo todos os programas e séries que já declararam seus próximos passos - seja interrupção ou manutenção da produção - após o estabelecimento da greve do WGA em 2023, até o momento. Essa lista será atualizada conforme novas informações forem surgindo

SÉRIES

FILMES

TALK SHOWS E PROGRAMAS DE VARIEDADE

PREMIAÇÕES

Até o momento, nenhuma produção foi cancelada. Entre os títulos que estão no ar atualmente, como os programas de variedade, reprises serão exibidas no lugar de episódios inéditos. 

Entenda a greve - Na noite de ontem, dia 1, o WGA já havia ventilado a possibilidade de paralisação dos trabalhos ao emitir o seguinte comunicado: "As negociações entre o AMPTP (Alliance of Motion Picture and Television Producers) e o WGA foram concluídas sem acordo hoje". Segundo os roteiristas, a decisão foi tomada durante as negociações salariais da categoria com os principais conglomerados de entretenimento. Entre as principais queixas do grupo estão a dificuldade em receber remunerações com ajustes diante da inflação, a encomenda por séries de televisão com temporadas mais curtas e, principalmente, a falta de pagamento por ganhos residuais.

A greve envolve também uma questão de tecnologia, já que os roteiristas pedem pela regulamentação do uso de Inteligência Artificial em produções. Enquanto o sindicato pede legislação para que IA não possa ser usada para escrever ou adaptar qualquer material, a AMPTP pede reuniões anuais para discutir o avanço da tecnologia e seu uso no desenvolvimento de projetos. 

A WGA também teme que os estúdios gerem uma economia de pequenos empregos e que o trabalho dos profissionais do setor se torne "uma profissão freelancer". Por isso, hoje em dia, é comum ver roteiristas trabalhando em mais de uma série ao mesmo tempo. Entre os envolvidos nas negociações estão Apple, Netflix, Amazon, Disney, Warner Bros. Discovery, Sony, Paramount e NBC Universal.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Filme ‘Ainda Estou Aqui’ estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta "Megalópolis" e terror sangrento são as estreias do cinema esta semana Filme 'aleatório' que mistura MMA e Jesus Cristo gera polêmica e piadas nas redes Terceiro filme de "Venom" é a grande estreia da semana nos cinemas