STF quer ouvir ALE e governo de Alagoas sobre o "Escola Livre"

Publicado em 09/06/2016, às 10h07

Redação

LEIA TAMBÉM

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Roberto Barroso, relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que questiona a lei da Escola Livre, em vigor em Alagoas desde 9 de maio, determinou a coleta de informações junto à Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE), do governador do Estado, Renan Filho, do advogado-geral da União e do procurador-geral da República.

Em sua decisão, o ministro fixou prazo de cinco dias para que a ALE e o governador respondam aos questionamentos do STF sobre a legislação, assim como fixou, também, três dias para o mesmo fim para o advogado-geral da União e o procurador-geral da República. Após a coleta de informações, os autos devem retornar ao ministro para apreciação.

A aprovação da Lei está imersa em polêmicas, uma vez que foi apelidada por professores e entidades estudantis como “Lei da Mordaça”. Outro ponto polêmico da legislação era a questão dos anexos do projeto de Lei. Na sessão em que foi aprovado, houve dúvida entre os deputados se os documentos existiam ou não.

A ADI foi ajuizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), segundo quem, em seu veto, o governador “frisou que com a aprovação do projeto, seriam impostas restrições à ampla liberdade de ensino, de tal modo que ficariam os professores proibidos, desproporcionalmente, de tecerem quaisquer considerações de ordem política, religiosa ou ideológica que estejam relacionadas as suas convicções”.

ALE e Governo

Por telefone, o presidente da ALE, deputado Luiz Dantas (PMDB), informou que o Poder Legislativo Estadual não foi notificado sobre as diligências e que irá informar à imprensa quando for oficialmente notificado.

O secretário de comunicação do Estado de Alagoas, Ênio Lins, informou que estava fora do Palácio República dos Palmares, e que não havia como confirmar o recebimento das diligências, só podendo fazê-lo no final da manhã.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Justiça condena homem que chamou artista de 'traveco' em post de casa de shows, em Maceió Justiça proíbe condomínio de usar galinhas contra praga de escorpiões Justiça manda indenizar mulher que contraiu HPV após traições do ex-marido STF nega liberdade condicional a ex-deputado Daniel Silveira