STF nega pedido de Collor para arquivar investigação na Lava Jato

Publicado em 20/11/2015, às 10h31
-

Redação

Collor: pedido de arquivamento na Lava Jato arquivado (Crédito: Orlando Brito/ObritoNews/Fato)

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou ontem um pedido feito pela defesa do senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL), para arquivar um dos inquéritos da Operação Lava Jato contra o ex-presidente. 

No pedido, o senador alegou que o inquérito tratava de fatos já abordados em denúncia apresentada em agosto pela Procuradoria Geral da República e que teria sido cadastrada em um inquérito separado.

Collor gastou R$ 3 milhões com cartões de crédito em 3 anos, diz PF

Procuradoria pede ao STF abertura de 3º processo contra Collor na Lava Jato

Em sua decisão, o ministro afirma que "a irresignação do investigado parte da equivocada suposição" de que são os mesmos fatos. "Não é, contudo, o que se verifica. Com efeito, ao oferecer a peça acusatória, o Ministério Público apresentou conjuntamente petição na qual sustentava que a denúncia dizia respeito a fatos já esclarecidos [...], mas que, no entanto, existiam várias situações pendentes de elucidação".

Para o ministro, o trancamento do inquérito é situação excepcional e o prosseguimento da investigação não trará prejuízos porque "visa tão somente à apuração da existência de indícios de autoria e materialidade delitivas relativo ao senador Fernando Collor e a outros investigados". "Oportunamente, os elementos colhidos no inquérito serão submetidos ao crivo do contraditório, razão pela qual não há qualquer prejuízo à defesa do parlamentar."

Atualmente há três inquéritos abertos para investigar Collor, sendo um deles com denúncia. Há ainda dois casos nos quais o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu abertura de inquérito, mas ainda não há decisão do ministro Teori Zavascki.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de fotógrafo brasileiro percorreu 20 quilômetros no Rio Sena, diz PF MPF questiona Meta sobre mudanças nas regras do Facebook e Instagram Sessenta e seis bets têm funcionamento liberado no Brasil; confira lista Finanças, horóscopo, boas energias e mais dicas para 2025