STF marca para sexta-feira sessão extraordinária que vai debater eleições indiretas em AL

Publicado em 10/05/2022, às 18h45
Fellipe Sampaio/Ascom STF -

TNH1

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, atendeu a solicitação do ministro Gilmar Mendes, e marcou uma Sessão Virtual Extraordinária para a sexta-feira (13) para que os demais integrantes da Corte debatam sobre a ação da eleição "tampão" para governador e vice de Alagoas. A informação foi confirmada pelo site Valor Econômico.

LEIA TAMBÉM

Ainda segundo o que foi apurado, Gilmar Mendes também encaminhou os autos para o procurador-geral da República, Augusto Aras, e espera manifestação do órgão máximo do Ministério Público Federal nas próximas 48 horas. 

"Em 09 de maio de 2022, deferi em parte a medida cautelar requerida, ad referendum do Plenário (art. 21, V, do RISTF; art. 5, § 1º, da Lei9.882/1999), para: (a) conferir interpretação conforme à Constituição Federal ao item I do edital de convocação e ao art. 4º da Lei 8.576/2022, para estabelecer que o registro e a votação dos candidatos a Governador e Vice-Governador devem ser realizados em chapa única, (b) para conferir interpretação conforme à Constituição Federal ao item II do edital de convocação para eleição indireta do Estado de Alagoas e por decorrência lógica ao art. 2º da Lei8.576/2022, para estabelecer que (1) nos termos do precedente firmado na ADI 1057, Rel. Min. Dias Toffoli, DJe de 28/10/2021,a candidatura ao certame condiciona-se à observância das condições constitucionais de elegibilidade e das hipóteses de inelegibilidade previstas no art. 14 da Constituição Federal e na Lei Complementar a que se refere o § 9º do art. 14; e (2) afiliação partidária não pressupõe a escolha em convenção partidária, tampouco o registro da candidatura pelo partido político; e (c) determinar a imediata reabertura do prazo para inscrição no certame eleitoral, nos termos do item III do edital de convocação, observados os parâmetros estabelecidos nesta decisão", mostra o despacho publicado no Diário da Justiça Eletrônico do STF.

"Encaminhem-se os autos ao Procurador-Geral da República, para parecer, no prazo de 48 horas. Tendo em vista a excepcional urgência e relevância do caso, solicito ao eminente Ministro Presidente a instalação de Sessão Virtual Extraordinária, a se realizar no dia 13 de maio de 2022, de 00h às 23h:59m, para que o Tribunal Pleno possa se manifestar a respeito do referendo da medida cautelar deferida em parte, com a maior brevidade possível, nos termos do art. 5º-B, § 1º, da Resolução n.º 642, de 14 de junho de 2019, e do art. 21, III, do Regimento Interno do STF. Publique-se. Brasília, 10 de maio de 2022.", continua o documento.

Mais cedo, o partido Progressistas (PP) entrou com recurso no STF, com o pedido, mais uma vez, de adiamento da eleição "tampão" para o governo de Alagoas, agendada para acontecer no início da tarde do próximo domingo (15). O partido não concordou com a retomada do pleito com as novas regras estabelecidas.

Na noite de segunda-feira, 9, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor (MDB), publicou novo edital com a convocação para a eleição indireta para o preenchimento dos cargos de governador e vice-governador do Estado. A publicação do edital cumpre decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, que determinou a imediata reabertura do prazo de inscrição no certame eleitoral.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Sesau orienta como prevenir doenças mais comuns durante verão Governo de Alagoas antecipa pagamento de 13º salário para servidores públicos e pensionistas Vídeo falso de onças em Alagoas circula nas redes sociais; entenda Médica alagoana que morreu em incêndio na Tailândia será sepultada nesta sexta-feira (10)