Startup americana utiliza robôs autônomos para higienizar aviões

Publicado em 04/03/2022, às 15h20
-

Olhar Digital

A Avelo Airlines, companhia aérea de baixo custo sediada no Texas (EUA), começou a utilizar robôs autônomos para desinfetar as cabines de seus aviões. Fabricado pela empresa canadense Aero HygenX, o robô, conhecido como “Ray”, faz uso de luz ultravioleta (UVC) para realizar o procedimento — considerado essencial para conter a propagação do Covid-19.

LEIA TAMBÉM

“Estamos entusiasmados por estar na vanguarda da prevenção à propagação do Covid-19 e outros vírus”, disse o presidente e diretor executivo da Avelo, Andrew Levy, em comunicado à imprensa, na última quinta-feira (3). “O ‘Ray’ é mais seguro, mais rápido, mais econômico e uma solução mais sustentável do que o processo de desinfecção manual e convencional baseado em produtos químicos e utilizado pela maioria das companhias aéreas.”

Segundo a Avelo, o robô consegue eliminar até 99,9% dos patógenos nocivos encontrados no ar e na superfície da cabine, cozinha, lavatório e convés da aeronave. O Ray também será utilizado no espaço da Avelo em terminais aeroportuários em Los Angeles, na Califórnia, e em Tweed-New Haven, em Connecticut.

Tecnologia divisora de águas

O uso do Ray promete ser um divisor de águas para o Avelo. Ainda que o setor aéreo se recupere do Covid-19 nos próximos anos, a ênfase em procedimentos de higienização parece ter vindo para ficar, segundo Arash Mahin, CEO da Aero Hygen X, construtora do robô.

“A parceria da Avelo com a Aero HygenX irá aprimorar o regimento de desinfecção de aeronaves e aeroportos e exemplificar o compromisso da companhia aérea com segurança, confiabilidade e inovação”, disse, em comunicado, o executivo da empresa que também fornece robôs para os aviões da Lufthansa.

A frota da Avelo atualmente é composta por seis aeronaves Boeing 737NG. De acordo com dados da CH-Aviation, três dos aviões são 737-700, enquanto os outros três são 737-800. Com uma frota tão pequena, a empresa texana pode utilizar os robôs para desinfetar os aviões no final do dia sem grandes problemas.

A medida também pode ser vista como uma resposta à iminente expiração de uma ordem federal que exige a utilização de máscaras por passageiros em aviões. A obrigatoriedade terminará no dia 18 de março.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

A sonda espacial que pode fazer história ao chegar mais perto do Sol que qualquer outra Era fake? Whatsapp se pronuncia após rumores de nova atualização com notificação de prints WhatsApp vai mostrar quando alguém tirar print das conversas; entenda Robô virtual aconselha jovem de 17 anos a matar os pais por limite a uso de telas