Startup alagoana é selecionada em programa de aceleração da Meta (Facebook)

Publicado em 11/03/2022, às 10h52
Divulgação -

Agência Tatu

A Agência Tatu, startup alagoana de jornalismo de dados, foi selecionada para fase de mentoria e fundos do programa Acelerando a Transformação Digital, iniciativa da Associação de Jornalismo Digital (Ajor), com apoio do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) e da Meta, empresa dona do Facebook e Instagram.

No total, foram selecionados 15 projetos de organizações e startups de mídia de todo o país. Sendo dois deles de empresas do Nordeste, a Agência Tatu, sediada em Alagoas, e a Revista O Grito!, de Pernambuco.

As propostas selecionadas para o programa vão receber um investimento de até USD 15 mil dólares, além de mentoria e coaching estratégico e tático durante três meses para o desenvolvimento do projeto.

Expansão pelo Nordeste

O cofundador e diretor da Agência Tatu, Lucas Thaynan, fala da importância desta conquista em um ano tão significativo para a startup. “Neste ano a Tatu completa cinco anos de existência e este projeto vem no momento mais oportuno. A partir dele, iremos iniciar nosso processo de expansão para outros estados do Nordeste. Ficamos imensamente felizes com esta conquista e isso vai nos permitir alcançar novos públicos nos próximos meses”, explica.

A intenção é ampliar as produções da Tatu para os outros estados da região e, assim, disseminar o jornalismo de dados local, como destaca Graziela França, cofundadora e diretora de conteúdo da agência. 

“Há algum tempo discutimos a ampliação das nossas reportagens e produtos para outros estados da região Nordeste, mas não contamos com uma equipe suficiente para atender a esta demanda. Com esse investimento, poderemos trabalhar neste sentido. Além disso, como reforçamos a importância do jornalismo local, acreditamos que é essencial termos profissionais nos estados em que iremos atuar”, detalhou.

Sobre o Acelerando a Transformação Digital

Lançado em novembro de 2021, o programa foi desenvolvido em duas fases. Na primeira, mais de 80 startups e iniciativas digitais de notícias de todo o país participaram de seis sessões de treinamentos virtuais com especialistas, abordando diversos temas, como modelos de negócios e receitas, gestão de projetos e produtos, estratégias de desenvolvimento de audiência, diversidade e inclusão, gestão de conteúdo e monetização. 

Nesta segunda fase, que começa a partir de agora, as 15 iniciativas selecionadas receberão recursos e mentoria para a implementação dos projetos apresentados. 

LEIA TAMBÉM

Conheça as iniciativas com projetos aprovados:

  1. Agência Tatu – AL

  2. Fauna News – SP

  3. Instituto Alma Preta Jornalismo – SP

  4. Jornal Plural – PR

  5. Matinal Jornalismo – RS

  6. Mobile Time – RJ

  7. Nexo Jornal – SP

  8. O GRITO! – PE

  9. Periferia em Movimento – SP

  10. Ponte Jornalismo – SP

  11. Portal dos Jornalistas – SP

  12. Projeto #Colabora – RJ

  13. Rádio Guarda-Chuva – SP

  14. Rádio Novelo – RJ

  15. Regra dos Terços – PR

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Sesau orienta como prevenir doenças mais comuns durante verão Governo de Alagoas antecipa pagamento de 13º salário para servidores públicos e pensionistas Vídeo falso de onças em Alagoas circula nas redes sociais; entenda Médica alagoana que morreu em incêndio na Tailândia será sepultada nesta sexta-feira (10)