SSP deflagra duas operações contra o tráfico de drogas e outros crimes em três cidades alagoanas

Publicado em 21/06/2022, às 06h57
Assessoria -

Ascom SSP

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) coordenou, nesta terça-feira (21), duas operações integradas com objetivo de desarticular duas organizações criminosas envolvidas com tráfico de drogas e outros crimes. Ao todo, estão sendo cumpridos 12 mandados de prisão e 11 de busca e apreensão em Maceió, Rio Largo e Murici.  As operações foram denominadas Terra Prometida e Penumbra.

LEIA TAMBÉM

Até o momento, oito pessoas foram presas, sendo três pela operação 'Penumbra', com quase 8 kg de crack e 300 comprimidos de Rohypnol. Já pela 'Terra Prometida', foram cinco detidos, com duas armas de fogo. Do total de prisões, uma ocorreu em Murici e as demais em Maceió. 

A operação Penumbra é coordenada pela SSP e pelo Ministério Público do Estado (MPE), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO). Na ação, serão cumpridos seis mandados de prisão e cinco de busca e apreensão em Maceió e Murici. 

A ação  é fruto de um trabalho investigativo realizado em parceria com o Comando de Policiamento da Capital (CPC) e o Batalhão de Trânsito (Bptran). Os alvos da operação fazem parte de uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas, roubo de veículos e posse/porte de arma de fogo. Eles também comercializavam armas roubadas e veículos adquiridos de forma ilegal. 

A operação ganhou o nome de Penumbra pelo fato das atividades ilícitas serem praticadas durante a madrugada, uma estratégia dos criminosos para não serem surpreendidos pelas forças policiais.

Já a operação Terra Prometida é um trabalho conjunto entre a Divisão Especial de Investigações e Capturas (DEIC), da Polícia Civil, e o Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv), da Polícia Militar. A ação cumpre seis mandados de prisão e seis de busca e apreensão em Maceió e Rio Largo. 

Segundo as investigações realizadas, a organização criminosa atuava na prática dos crimes de tráfico de drogas, porte ou posse ilegal de arma de fogo. A operação ganhou o nome de Terra Prometida, pois o líder  iniciou suas atividades criminosas pelo bairro do Canaã, em Maceió. No bairro, ele realizava o comércio de drogas.  

Na operação Penumbra, o Gaeco foi responsável pela representação dos mandados e na operação Terra Prometida, a DEIC realizou o procedimento. A 17ª Vara Criminal da Capital recebeu os pedidos e expediu os mandados cumpridos hoje durante as duas ações. 

Efetivo Participante

A Polícia Militar empregou nas duas ações policiais militares do Batalhão de Trânsito (BPTran), do BPRv e do 4º Batalhão. Já a Polícia Civil participou com a Gerência de Polícia Judiciária Área 2 (GPJ2), agentes da DEIC e do Tático Integrado de Grupos Especiais de Resgates (TIGRE). O Grupamento Aéreo da SSP também deu suporte às equipes em solo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Polícia apreende 22kg de maconha enterrados em terreno, no Vergel do Lago Polícia investiga se houve falhas na segurança de hotel na Pajuçara onde PM morreu em incêndio Câmera flagra homem tentando furtar moto de estacionamento no bairro do Farol Dupla é presa suspeita de sequestro no Agreste; câmeras flagraram ação