João Victor Souza
A Defesa Civil Estadual comunicou, na manhã desta quarta-feira, 24, que recebeu a confirmação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) de que, a partir desta quinta-feira, 25, a previsão de chuva para Alagoas pode levar a uma média de 100 milímetros de água para a maioria das cidades em 24 horas. O tempo chuvoso preocupa os órgãos estaduais e municipais, visto que o solo ainda está encharcado devido às chuvas do último fim de semana e o nível da água dos rios subiu.
LEIA TAMBÉM
Segundo o chefe do Setor de Desastres Naturais da Defesa Civil Estadual, Douglas Gomes, com o volume de chuva esperado para amanhã, há risco de deslizamento de terra e de transbordamento dos rios no Estado. O órgão destacou que já trabalha para evitar possíveis tragédias.
"Estamos esperando uma média de 100 milímetros em um período de 24h. Como o solo já está bem encharcado, o cuidado fica mais que dobrado. A previsão é de que o Rio Jacuípe e o Rio Camaragibe possam transbordar. Neste momento, o nível do Rio Jacuípe está 66 centímetros maior do que a cota de atenção. Estamos orientando aos coordenadores municipais para que retirem imediatamente a população das áreas de riscos", disse.
"A Defesa Civil vem trabalhando muito nos últimos meses e nos últimos dias, colocando lonas em áreas de encostas. A Defesa Civil de Maceió vem fazendo esse serviço", continuou Gomes.
A média de milímetros de chuva prevista em apenas um dia é semelhante ao intervalo do último domingo até segunda-feira, quando dezenas de municípios alagoanos encararam uma chuva contínua. Em Maceió, por exemplo, foram 106 milímetros de chuva naquele período.
Chuva deve se estender por dois dias - O meteorologista Henrique Mendonça, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas, disse ao TNH1, na última segunda-feira,que a chuva que caiu sem parar durante aproximadamente 96 horas ia dar uma trégua por dois dias, mas que ela retornaria em seguida.
Em novo contato com a reportagem, na manhã desta quarta-feira, Mendonça reforçou que a previsão da Semarh é de que a chuva com provável início na madrugada de quinta deve se estender até o fim de sexta-feira. A chuva pode ter diminuição da intensidade no fim de semana.
Riscos à população:
LEIA MAIS