Solenidade marca o 23º aniversário do BPEsc

Publicado em 13/05/2016, às 12h43

Redação

O Batalhão de Polícia Escolar (BPEsc), comemorando os 23 anos de existência, realizou na manhã desta sexta-feira 13, uma solenidade no auditório do Centro de Formação Professor Ib Gato Falcão, localizado no CEPA, no bairro do Farol. 

O BPEsc tem como missão: Planejar, coordenar e Executar o policiamento ostensivo nas regiões adjacentes às escolas públicas e privadas, agindo preventivamente e repressivamente, de forma integrada, visando à proteção do ambiente educacional. Sua área de atuação abrange a capital alagoana, com mais de 700 escolas cadastradas, entre escolas da rede estadual, municipal e particular. 

Foram convidados para compor a mesa, o Comandante do BPEsc tenente coronel Givaldo dos Santos Vieira; o ex-comandante do batalhão, coronel Clistenes Oliveira de Omena; o tenente coronel José Maxwell, que representou o comandante-geral da Policia Militar coronel Marcos Sampaio; o Titular de 48º Promotoria de Justiça da Capital o Dr. Alfredo Gaspar de Mendonça Neto e o Secretario de Gestão Interna Dr. Sérgio Caldas. Após a composição da mesa, houve a abertura da solenidade com o toque instrumental do Hino Nacional pelo saxofonista Cb PM Lucas. 

Foram realizadas homenagens a fim de reconhecer a participação de autoridades e personalidades na atuação da unidade de 2015 a 2016. Foram Agraciados com entrega de certificados e lembranças a Srª Kátia Suruagy, Diretora da Escola Estadual Onélia Campelo, a Srª Carolina Beltrão, superintendente administrativo do Secretário de Educação, o Major Valdécio, assessor do Subcomandante Geral da PMal , a Srª Capitã Viviane Suzuki e o Dr. Alfredo Gaspar. Merecendo destaque a homenagem pós mortem ao Cb PM Pedro Elias Machado de Amorim. 

Veja mais imagens da festa:

Solenidade marca o 23º aniversário do BPEsc
Solenidade marca o 23º aniversário do BPEsc
Solenidade marca o 23º aniversário do BPEsc
Solenidade marca o 23º aniversário do BPEsc
Solenidade marca o 23º aniversário do BPEsc
Solenidade marca o 23º aniversário do BPEsc

Durante o seu discurso o subcomandante da unidade, Maj Marlon Araújo, citou a importância do batalhão e parabenizou as ações da tropa. “O Batalhão escolar é fundamental para a segurança publica, tanto nas ações de prevenção como repreensão. Também parabenizo minha tropa pelos resultados satisfatórios, que em cinco meses, retirou de circulação 31 armas de fogo”, disse o major. 

Foram convidados os representantes dos Concluintes do I Seminário de Segurança no Transito, que envolveu motoristas, responsáveis pelo caminho realizado pelos alunos de suas residências à escola, além de noções de Primeiros Socorros e Prevenção de acidentes. A Capitã Viviane Suzuki, do Corpo de Bombeiro, foi homenageada devido ao seu voluntariado como instrutora do seminário, ministrando mais de 50% das horas aulas, além do simulado operacional que elevou o nome do batalhão nos trabalhos de prevenção. 

O evento foi finalizado com o sorteio de brindes e a partilha do bolo acompanhado de doces e salgados, onde os participantes se reuniram em um momento de descontração.

Sobre o Batalhão

A história do Batalhão iniciou em 1993, quando comandante Geral da PMAL, Coronel PM Nilton Rocha, através da portaria 099/93, transformou a 1ª Companhia do 4º BPM até posterior criação do 10º BPM, que depois passaria a ser o atual Batalhão de Polícia Escolar – BPEsc.

A criação da companhia de polícia escolar atendia a reinvidicação da sociedade que clamava por segurança nas escolas, pois havia o crescente perigo do avanço das drogas e a consequente violência por elas gerada. Atualmente o BPEsc tem atuado na vanguarda do policiamento ostensivo, visando à implementação da segurança cidadã, que busca não apenas trazer a segurança para as ruas, mas principalmente o fomento aos desenvolvimento social como principal ferramenta de prevenção da violência e controle da criminalidade.

Projetos como Ronda Escolar e a grande atuação do Grupo de Articulação Comunitário só comprovam essa busca incessante pela paz no meio social através de boas práticas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Polícia Militar forma 37 subtenentes em mais uma turma do Curso de Habilitação de Oficiais Joaldo Cavalcante deixa comando da Secretaria de Comunicação de Alagoas Vídeo mostra bomba sendo desarmada após ser arremessada em estabelecimento na Massagueira; veja Passados dois meses, investigação sobre acidente que matou 20 pessoas na Serra da barriga ainda não foi concluída