Redação
O Batalhão de Polícia Escolar (BPEsc), comemorando os 23 anos de existência, realizou na manhã desta sexta-feira 13, uma solenidade no auditório do Centro de Formação Professor Ib Gato Falcão, localizado no CEPA, no bairro do Farol.
O BPEsc tem como missão: Planejar, coordenar e Executar o policiamento ostensivo nas regiões adjacentes às escolas públicas e privadas, agindo preventivamente e repressivamente, de forma integrada, visando à proteção do ambiente educacional. Sua área de atuação abrange a capital alagoana, com mais de 700 escolas cadastradas, entre escolas da rede estadual, municipal e particular.
Foram convidados para compor a mesa, o Comandante do BPEsc tenente coronel Givaldo dos Santos Vieira; o ex-comandante do batalhão, coronel Clistenes Oliveira de Omena; o tenente coronel José Maxwell, que representou o comandante-geral da Policia Militar coronel Marcos Sampaio; o Titular de 48º Promotoria de Justiça da Capital o Dr. Alfredo Gaspar de Mendonça Neto e o Secretario de Gestão Interna Dr. Sérgio Caldas. Após a composição da mesa, houve a abertura da solenidade com o toque instrumental do Hino Nacional pelo saxofonista Cb PM Lucas.
Foram realizadas homenagens a fim de reconhecer a participação de autoridades e personalidades na atuação da unidade de 2015 a 2016. Foram Agraciados com entrega de certificados e lembranças a Srª Kátia Suruagy, Diretora da Escola Estadual Onélia Campelo, a Srª Carolina Beltrão, superintendente administrativo do Secretário de Educação, o Major Valdécio, assessor do Subcomandante Geral da PMal , a Srª Capitã Viviane Suzuki e o Dr. Alfredo Gaspar. Merecendo destaque a homenagem pós mortem ao Cb PM Pedro Elias Machado de Amorim.
Veja mais imagens da festa:
Durante o seu discurso o subcomandante da unidade, Maj Marlon Araújo, citou a importância do batalhão e parabenizou as ações da tropa. “O Batalhão escolar é fundamental para a segurança publica, tanto nas ações de prevenção como repreensão. Também parabenizo minha tropa pelos resultados satisfatórios, que em cinco meses, retirou de circulação 31 armas de fogo”, disse o major.
Foram convidados os representantes dos Concluintes do I Seminário de Segurança no Transito, que envolveu motoristas, responsáveis pelo caminho realizado pelos alunos de suas residências à escola, além de noções de Primeiros Socorros e Prevenção de acidentes. A Capitã Viviane Suzuki, do Corpo de Bombeiro, foi homenageada devido ao seu voluntariado como instrutora do seminário, ministrando mais de 50% das horas aulas, além do simulado operacional que elevou o nome do batalhão nos trabalhos de prevenção.
O evento foi finalizado com o sorteio de brindes e a partilha do bolo acompanhado de doces e salgados, onde os participantes se reuniram em um momento de descontração.
Sobre o Batalhão
A história do Batalhão iniciou em 1993, quando comandante Geral da PMAL, Coronel PM Nilton Rocha, através da portaria 099/93, transformou a 1ª Companhia do 4º BPM até posterior criação do 10º BPM, que depois passaria a ser o atual Batalhão de Polícia Escolar – BPEsc.
A criação da companhia de polícia escolar atendia a reinvidicação da sociedade que clamava por segurança nas escolas, pois havia o crescente perigo do avanço das drogas e a consequente violência por elas gerada. Atualmente o BPEsc tem atuado na vanguarda do policiamento ostensivo, visando à implementação da segurança cidadã, que busca não apenas trazer a segurança para as ruas, mas principalmente o fomento aos desenvolvimento social como principal ferramenta de prevenção da violência e controle da criminalidade.
Projetos como Ronda Escolar e a grande atuação do Grupo de Articulação Comunitário só comprovam essa busca incessante pela paz no meio social através de boas práticas.
LEIA MAIS