Flávio Gomes de Barros
A quarta reeleição consecutiva do deputado estadual Marcelo Victor (MDB) na presidência da Assembleia Legislativa está agendada para esta quarta-feira à tarde, mas há expectativa do resultado de ação judicial impetrada pelo deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil/AL).
LEIA TAMBÉM
Gaspar ingressou no Tribunal de Justiça de Alagoas com Ação Declaratória argumentando que a Constituição Federal não permite, em eleições para mesas diretoras, a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente - Marcelo Victor está presidindo a ALE desde 1o de fevereiro de 2019, prestes a concluir seu terceiro mandato.
Os partidários do presidente da Assembleia alegam que os argumentos jurídicos de Marcelo Victor são bons e que, além disso, o parlamentar mantém boas relações com o Judiciário, tanto que tem se dado bem em decisões judiciais recentes.
Na sua terceira reeleição, em 1o de fevereiro de 2023, ele foi reconduzido com os votos dos 27 integrantes da Assembleia Legislativa, tendência que deve se repetir hoje, caso a ação de Alfredo Gaspar seja julgada improcedente.
Marcelo Victor e os demais integrantes da mesa diretora devem mesmo ser reeleitos hoje, a não ser que haja uma "zebra jurídica".
LEIA MAIS
As incertezas no PT sobre a reeleição de Lula Tania Pedrosa expõe no Rio de Janeiro com apoio do Sebrae Arthur Lira defende autonomia dos três Poderes Novonor deve indenizar a Braskem em R$ 8 bilhões