Redação TNH1
Os sites que apresentam o domínio "al.gov.br" foram hackeados e muitos usuários não estão conseguindo acessá-los nesta segunda-feira (12). De acordo com a mensagem que aparece em uma tela preta o hacker se identifica como "Bolsonaro Cyber Mafia".
LEIA TAMBÉM
O TNH1 entrou em contato com a secretaria de comunicação do Governo de Alagoas, que disse ter acionado o Itec (Instituto de Tecnologia em Informática e Informação), para poder enviar um posicionamento oficial.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), por meio de sua gerência de tecnologia da informação esclareceu que o hackeamento que atingiu sites do estado de Alagoas também atingiu sites governamentais de outros estados. Leia a nota abaixo:
"A falha de segurança não foi dos sites do Governo de Alagoas e sim do "registro.br", órgão oficial de registro de domínios nacionais. Os hackers tomaram apenas contas específicas de administradores de endereços de sites governamentais. Nenhum sistema foi invadido, apenas os endereços dos sites mudados. A Fapeal já contactou o registro.br, em caráter de urgência, para ter sua conta de administrador devolvida, para que os endereços sejam corrigidos.
Dados, serviços e conectividade não foram alterados e serão retomados na íntegra. Os endereços dos sites de Alagoas devem ser normalizados nas próximas horas".
Ceará - Os sites do governo do Ceará também foram alvos de um ataque hacker na manhã de hoje. Todas as páginas com domínio oficial do estado foram afetadas.
LEIA MAIS