Sistema que leva água para parte alta de Maceió vai passar por novo serviço; prazo é de até 40 dias

Publicado em 18/11/2021, às 09h20
Assessoria BRK -

TNH1 com Assessoria BRK

Quem mora na parte alta de Maceió tem sofrido há mais de um mês com a falta d'água nas torneiras. Na semana passada, moradores chegaram a protestar, fechando a BR-104, na entrada do Conjunto Eustáquio Gomes, por causa do problema. De acordo com a assessoria de comunicação da BRK, o problema está no Sistema Aviação, que ainda não foi totalmente recuperado, após o rompimento de uma adutora, e agora vai passar por um novo projeto de engenharia. O prazo estimado para a finalização de todo o serviço é de até 40 dias. 

LEIA TAMBÉM

De acordo com a BRK, a adutora rompida tem 500 milímetros de diâmetro e está localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) do Catolé. "Operado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), o sistema, que conduz a água tratada até o reservatório da BRK para a distribuição à população, não está entregando um volume suficiente para abastecer as redes de algumas regiões da parte alta de Maceió", diz a empresa.

Ainda segundo a BRK, mesmo com os reparos realizados após o rompimento da adutora, o sistema produtor voltou a operar com capacidade reduzida, o que impacta no abastecimento dos bairros que atende. Isso porque as fundações que sustentam a tubulação de grande porte não suportaram a pressão da água com a retomada da vazão e os engates dos tubos da adutora, as chamadas luvas, se desconectaram. Com essa nova ocorrência, que aconteceu quando o fornecimento de água já estava sendo restabelecido gradativamente nos bairros afetados, o sistema precisou ser paralisado outra vez para manutenção emergencial e, desde então, está impossibilitado de operar com capacidade máxima para evitar o rompimento total da adutora, que resultaria em um cenário ainda mais crítico.

A solução a ser implementada pela BRK é a substituição do trecho danificado, que será contornado por um novo segmento instalado paralelamente à tubulação e interligado na adutora. Para isso, a BRK disse que trabalha na elaboração do projeto de engenharia e já iniciou o processo de compra dos materiais – até o momento, cerca de R$ 200 mil já foram investidos. Após essa etapa, o trabalho seguirá com a preparação dos acessos, limpeza e adequação do terreno; execução de fundação profunda; execução dos blocos de fundação na tubulação; montagem da tubulação; e interligação na adutora existente.

De acordo com o diretor operacional da BRK, Herbert Dantas, a empresa, responsável pelos serviços de água e esgoto da Região Metropolitana de Maceió há apenas 140 dias, assumiu toda a engenharia e o investimento que viabilizarão uma solução definitiva para o Sistema Aviação. “Diante da gravidade da situação e da complexidade do trabalho a ser realizado, a BRK tem prestado todo o apoio à Casal para resolver a situação o mais breve possível. Isso inclui a elaboração de projetos, plano de execução da obra, compra dos materiais, equipes técnicas à disposição e todos os investimentos necessários para que o sistema produtor seja recuperado plenamente e volte a operar com a capacidade adequada para atender à população”, explicou.

Força-tarefa - Devido à situação emergencial, a BRK afirma que montou uma força-tarefa para atender os bairros afetados e tem disponibilizado, por dia, mais de 125 mil litros de água via caminhões-pipa. O abastecimento prioriza as unidades de serviços essenciais, como escolas, asilos, postos de saúde e outros, além de pessoas acamadas, conforme estabelecido pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal). O serviço pode ser solicitado pelas unidades de serviços essenciais e clientes prioritários pelo 0800 771 0001.

"Além disso, a empresa criou um comitê de emergência, que funciona todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados, e intensificou a interação com as lideranças comunitárias dos bairros impactados, que contam com um canal direto de comunicação e uma equipe específica para este atendimento. A BRK também instalou caixas d’água em locais estratégicos das regiões mais sensíveis, que são abastecidas diariamente", diz a BRK.

Os bairros atendidos pelo Sistema Aviação são: Cidade Universitária, Clima Bom, Colina dos Eucaliptos, Conjunto Medeiros Neto, Conjunto Santa Maria, Eustáquio Gomes, Inocoop, Loteamento Esplanada, Loteamento Palmar, Loteamento São Caetano, Residencial do Vale, Rio Novo, Santos Dumont e Tabuleiro do Martins.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Motorista morre após se chocar de frente contra árvore na Av. Durval de Góes Monteiro Ônibus do Sine será levado ao Jacintinho na quinta-feira (16) Homem com sinais de embriaguez é socorrido após cair de ponte no Salgadinho Após varias prisões no primeiro dia, Prefeitura aumenta policiamento no Verão Massayó