Sistema prisional: após decreto, Seris planeja retorno gradativo de visitas a reeducandos

Publicado em 21/10/2020, às 17h07
Arquivo / Seris -

Redação TNH1

A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) informou, na tarde desta quarta-feira (21), que já está elaborando o cronograma para o retorno gradativo das visitas aos reeducandos do Sistema Prisional de Alagoas. A medida atende ao novo decreto do Governo de Alagoas, anunciado pelo governador Renan Filho (MDB) em coletiva de imprensa. 

LEIA TAMBÉM

A decisão faz parte do novo decreto dentro do Plano de Distanciamento Social Controlado, elaborado especialmente na pandemia da covid-19. 

Em nota, a Seris afirmou que as visitas serão retomadas, em todas as unidades prisionais do estado, até o próximo dia 15 de novembro.

Leia na íntegra:

"A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) informa já elaborar cronograma para o retorno gradativo das visitas aos reeducandos do sistema prisional, suspensas em razão da pandemia da Covid-19. As visitas serão retomadas, em todas as unidades prisionais do estado, até o próximo dia 15 de novembro.

Considerando o protocolo de prevenção ao novo coronavírus, inicialmente, será permitida apenas uma visita ao mês, sendo apenas uma pessoa por reeducando. O visitante, por sua vez, não pode ter menos de 18 ou mais de 60 anos de idade.

Paralelamente, a Seris também vai estender projeto implantado, em parceria com a Pastoral Carcerária, no Presídio Feminino Santa Luzia com o objetivo de minimizar o impacto da suspensão das visitas. Agora, a próxima unidade a receber mensagens de vídeo feitas pelos familiares dos reeducandos será o Presídio do Agreste. Informações como tempo de gravação e formato do vídeo serão divulgadas em breve, bem como o cronograma de entrega das mídias". 

As visitas foram suspensas por questões sanitárias desde o início da pandemia em março. Após meses de suspensão, familiares dos reeducandos cobraram o retorno das visitas e realizaram uma série de protestos nas principais vias de Maceió durantes os meses de agosto e setembro.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

“Não é minha família”, diz Carlinhos Maia após cunhado ser alvo de operação policial Drones auxiliam na localização de crianças perdidas em praias de Alagoas Disque 100 registrou mais de 37 mil violações de direitos humanos em 2024, em Alagoas Criança de 6 anos é queimada por caravela na Praia do Francês