Redação
Formar condutores qualificados para um trânsito mais seguro é um compromisso do Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL). Com este objetivo, os Centros de Formação de Condutores (CFCs) de todo o Estado terão que se adequar, até o mês de outubro, à nova determinação do órgão para o acompanhamento pedagógico do aluno, que se dará em forma de monitoramento virtual das aulas práticas.
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A implantação do projeto-piloto, já realizada na Auto Escola Vitória, em Marechal Deodoro, e na Auto Escola Alagoana, em Maceió, permite que o percurso de todas as aulas práticas realizadas pelos alunos seja monitorado virtualmente.
Desta forma, os erros e acertos são identificados e poderão servir como método de aprendizado, tanto para o usuário como para o instrutor. Além disto, o sistema permite ao Detran/AL e CFCs um controle necessário de como o serviço está sendo ofertado, garantindo maior segurança para todos os envolvidos.
Na manhã desta quarta-feira (17), a subchefe de Controle e Fiscalização de CFCs da autarquia, Carla Cabús, acompanhou uma aula prática na Auto Escola Vitória, com o instrutor utilizando o novo sistema de acompanhamento pedagógico.
De acordo com a subchefe, o método pode ser considerado completo em seu objetivo, que abrange a parte de fiscalização e aprimora de maneira construtiva a formação de condutores.
“Com este acompanhamento pedagógico, o aluno poderá verificar como foi o seu desempenho durante a aula prática. Além disso, o instrutor poderá ter um controle maior da evolução do aluno a cada aula e os pais também poderão acompanhar o processo de aprendizado dos seus filhos. Esse sistema reflete em como a atual gestão se preocupa com a formação dos condutores que irão fazer parte do trânsito”, ressaltou Carla Cabús.
O diretor-geral do CFC Vitória, Neto Albuquerque, enalteceu a funcionalidade do sistema e explicou que, com a nova ferramenta, o trânsito ficará cada vez mais seguro, com condutores retirando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com mais convicção de seu aprendizado.
“Como diretor de autoescola considero esse sistema bastante positivo para a sociedade, porque estabelece uma maior confiança para todos os envolvidos. Com ele poderei acompanhar diretamente como as aulas estão sendo realizadas; o aluno irá visualizar suas aulas e o instrutor terá uma espécie de apostila virtual de todas as aulas dos seus alunos. Com isso, a veracidade no processo de habilitação fica mais intensa”, esclareceu o diretor.
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