Sismógrafos mostram redução de tremores na região da mina 18, diz Defesa Civil de Maceió

Publicado em 19/12/2023, às 19h04
Foto: Arquivo TNH1 -

Theo Chaves

Sismógrafos instalados na região do Mutange, em Maceió, apontam que houve uma redução de tremores nas proximidades da mina 18 da Braskem, que colapsou no último dia 10. A informação foi confirmada ao TNH1 pelo coordenador da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobrega, nesta terça-feira (19).

LEIA TAMBÉM

Segundo Abelardo, o órgão monitora diariamente as atividades sísmicas no local, e os índices registrados nos últimos dias mostram que houve uma diminuição nos abalos sísmicos na região da mina 18.

"Esse acompanhamento é feito de forma contínua. Com isso, podemos acompanhar as atividades sísmicas no local. Sismógrafos instalados na região, monitorados diariamente pela nossa equipe, mostram que houve uma redução nos abalos nos últimos dias. Essa informação é constatada a partir da média de abalos registradas nos últimos dias", disse o coordenador.

Aberlado ainda disse à reportagem que, aparentemente, a situação da mina 18 pode estar estabilizada, porém apenas estudos detalhados do local poderão confirmar uma possível estabilidade.

"Estamos aguardando novos estudos. Foram instalados novos equipamentos (DGPS) nas proximidades da mina, que vão nos dar o deslocamento superficial dela. Esses novos dados, junto com um estudo detalhado do local, poderão confirmar uma situação de normalidade ou não. Aparentemente, pelos últimos dados que temos, há uma situação de estabilidade, porém só essa sequência de dados poderá confirmar", completou.

Situação ainda é de Alerta - A Defesa Civil de Maceió reduziu o nível operacional de alerta de máximo para nível de alerta na região da mina 18 e continua monitorando as atividades sismológicas na região

De acordo com o coordenador da Defesa Civil municipal, Abelardo Nóbrega, o local ainda apresenta um risco potencial e apenas novos dados poderão reduzir o atual nível operacional.

"Esses novos dados de monitoramento, feitos a partir dos novos equipamentos instalados no local, vão detalhar qual é a atual situação do local. A partir desses dados, se forem positivos, podemos ir para o nível de atenção. As orientações seguem valendo para toda a população. Também continua válido as orientações para pescadores da localidade", explicou o coordenador. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Em reunião com o MP, Câmara de Maceió anuncia nomeação de 21 aprovados em março Surfista de MG é resgatado após ficar preso em corais na Praia da Sereia Vídeo: táxi colide com outro carro e capota na Avenida Gustavo Paiva, em Mangabeiras Mulher é socorrida após cair de calçadão na Praia de Ponta Verde