Sindjornal e Braskem lançam prêmio SST de jornalismo

Publicado em 15/03/2017, às 12h25

Redação

O Prêmio Braskem de Jornalismo Saúde e Segurança no Trabalho (SST), foi lançado durante café da manhã nesta quarta-feira (15), em uma café da manhã na Bodega do Sertão. O lançamento abre o ciclo 2017 das premiações da Braskem e Sindjornal para o jornalismo de Alagoas.

LEIA TAMBÉM

“É uma oportunidade de expor o trabalho do jornalismo alagoano, e o momento em que estamos vivendo pauta essa temática, por conta da reforma trabalhista”, afirma Flávio Peixoto, presidente do Sindjornal.

Pelo 4º ano consecutivo, o prêmio faz também um reconhecimento especial aos profissionais, que no dia a dia realizam práticas que priorizam a qualidade do ambiente de trabalho, a prevenção de acidentes e a preservação da vida dos trabalhadores.

As empresas e profissionais de SST responsáveis pela implantação dos “cases”, que deram origem às matérias inscritas serão premiados com certificado de mérito e prêmio em dinheiro, que deve obrigatoriamente ser revertido para a área de SST da empresa, para o aprimoramento destas ações.

“Temos que mostrar que o jornalista está aí para mostrar tanto as coisas que estão erradas, quanto as coisas que estão sendo bem feitas. A ideia é expor os erros, para que sejam consertados, e os acertos, para que sejam copiados”, explica Milton Pradines, diretor de Relações Institucionais da Braskem.

As nove categorias da premiação são: Reportagem Especial, Jornalismo Impresso/Texto, Jornalismo Impresso/Imagem, Reportagem de TV, Reportagem Cinematográfica, Webjornalismo, Radiojornalismo, Estudante e a categoria especial Assessoria de Imprensa.

No total, o Prêmio Braskem de SST vai distribuir R$ 65 mil reais e troféus para os vencedores. Todas as matérias inscritas devem ter sido publicadas ou veiculadas entre 01 de abril de 2016 e 09 de abril de 2017.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 9 de abril de 2017, através do site premiobraskemdesst.sindjornal.org.br. Não serão aceitos trabalhos enviados após esta data.

Tanto o jornalista quanto o assessor de imprensa precisam ser filiados ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas, o Sindjornal, e estar em dia com suas obrigações sindicais.

Já os estudantes precisam estar devidamente matriculados no curso de Jornalismo e frequentando as aulas em uma das instituições de ensino superior no estado. Todos os concorrentes precisam residir em Alagoas.

Com as novas regras da categoria Reportagem Especial – a qual inclui séries –, os trabalhos nas categorias Reportagem de TV e Radiojornalismo não podem ultrapassar cinco minutos, incluindo a apresentação, ou três páginas, para as categorias Jornalismo Impresso/Texto e Webjornalismo.

O jornalista profissional pode inscrever até quatro matérias. Estudantes também podem inscrever até três trabalhos, desde que tenham sido publicados em veículo laboratório ou da instituição de ensino superior.

Para a categoria Assessoria de Imprensa, serão considerados até três “cases” por profissional, que devem dar visibilidade a trabalhos desenvolvidos na área de SST. Aqui, serão premiados separadamente o jornalista assessor, o profissional de SST e a empresa.

O regulamento do Prêmio, com todas as informações referentes às inscrições, estará disponível no endereço eletrônico apresentado acima a partir do dia 15 de abril, data do lançamento. Dúvidas podem ser dirimidas através do próprio site ou pessoalmente, na sede do Sindjornal (Rua Sargento Jaime, 370, Prado, Maceió).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Morre o radialista Tony Santos; Campeonato Alagoano terá homenagens OAB/AL celebra nova diretoria durante solenidade no Centro de Convenções Samu recebeu 55 mil trotes em 2024; média é de 154 ligações por dia Após prisões e apreensões, Polícia Civil alerta influenciadores sobre os riscos de promover jogos ilegais