Redação
Maceió é uma das cidades incluídas na previsão desse estudo.
É o que informa matéria de Giovanna Durães, em “O Globo”:
“O aumento do nível do mar, decorrente da emergência climática, pode afetar cerca de 2 milhões de brasileiros nos próximos anos, de acordo com uma pesquisa publicada pelo Climate Central. Segundo o estudo, se o mar continuar a subir, ele deve ameaçar principalmente as capitais de Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Recife, São Luís, Aracaju, João Pessoa, Natal e Maceió.
Outras capitais, como Florianópolis, Porto Alegre e Vitória também veriam alterações menos severas. Além disso, cidades como Santos, no litoral paulista, toda a extensão do litoral nordestino, e municípios nos arredores da divisa entre Amapá e Pará também seriam extremamente afetados.
Um mapa interativo criado pela plataforma mostra as áreas afetadas de cada município, caso o mar avance entre um e dez metros acima do nível da maré. Os sete municípios brasileiros fazem parte de um grupo de 100 cidades, de 39 países, que podem ser inundadas pelo mar nas próximas décadas. Em todo o mundo, são 800 milhões de pessoas possivelmente afetadas.
Os dados foram apurados pela ONG com base em informações do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) para o mapeamento. Na média global, o nível do mar já subiu 9 centímetros nos últimos 30 anos. A estimativa é que o índice possa chegar a 80 cm no ano de 2100.
Já uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) indica que, no estado, o mar já subiu 20 centímetros nos últimos 73 anos, e estima-se que, até 2050, a elevação acumulada pode alcançar 36 cm…”
LEIA MAIS
"Teimosia de Lula aumenta dificuldades na política e na economia" É hoje a premiação dos melhores do mercado imobiliário Caso Braskem segue cercado de mistérios e incertezas Tribunal Regional do Trabalho sob nova direção a partir de hoje