Simulado de emergência vai tocar alarme para evacuação do Pontal da Barra, nesta sexta-feira

Publicado em 04/10/2023, às 11h31
Simulado envolve vários órgãos municipais e estaduais, e tem participação da comunidade. | Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió -

Secom Maceió

Na próxima sexta-feira (6), a Coordenação de Alerta e Preparação da Comunidade para Emergências Locais (APELL), que é coordenada pela Defesa Civil de Maceió, realizará um exercício de simulação de emergência no bairro do Pontal da Barra. O objetivo deste exercício é ativar o Plano Global de Atendimento para Situações de Emergência (PGASE), a fim de treinar as comunidades próximas à Braskem, bem como os órgãos públicos e privados envolvidos.

LEIA TAMBÉM

A simulação, que iniciará às 9h, terá a participação da comunidade do Pontal da Barra. Será ativado o alarme da comunidade e o Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp) será comunicado sobre uma suposta ocorrência na fábrica, com impactos na comunidade do Pontal da Barra. O exercício terá duração máxima de 45 minutos e, a partir dessa situação fictícia, o Plano de Controle de Emergências Interno será colocado em prática com o objetivo de minimizar ou eliminar os possíveis impactos causados.

Para a realização do exercício simulado, os acessos principais ao Pontal da Barra serão bloqueados por até 40 minutos. A Avenida Assis Chateaubriand e a AL 101 SUL não serão bloqueadas.

“O simulado para emergências prepara nossos agentes para um possível acidente, indicando as ações que devem ser realizadas caso realmente ocorra. É um exercício muito importante para a segurança da população e acontece de forma integrada, com várias instituições”, explica o tecnólogo da Defesa Civil de Maceió e coordenador do APELL, Paulo Noronha.

Todas as entidades envolvidas no simulado irão testar seus planos de atendimento a emergências e o controle da população. Além da Defesa Civil Municipal, estarão presentes o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), a Polícia Militar de Alagoas (PMAL), a Defesa Civil Estadual, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), o Batalhão de Operações Especiais (Bope), a Guarda Municipal e o Instituto do Meio Ambiente (IMA). O Hospital Geral do Estado (HGE) e a Santa Casa de Misericórdia de Maceió também participam do exercício.

A APELL - A Coordenação de Alerta e Preparação da Comunidade para Emergências Locais (APELL) desempenha um papel crucial no planejamento de medidas de proteção da população em casos de emergência na região que envolve a unidade industrial da Braskem no Pontal da Barra. Essa coordenação busca informar a população sobre possíveis situações de emergência e os procedimentos a serem seguidos nessas circunstâncias, por meio de orientações, evacuações, monitoramento e busca de abrigos.

Além da criação de um plano abrangente para o atendimento de situações de emergência e de um programa de treinamento, a realização regular de exercícios simulados de acionamento é fundamental para testar as ações a serem executadas. Esses simulados permitem uma análise minuciosa tanto pela Braskem quanto pelos órgãos envolvidos, visando aprimorar as medidas de resposta e preparação para possíveis eventos de emergência.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mãe denuncia negligência médica em morte de bebê de 1 ano na UPA do Benedito Bentes Totem “Eu Amo Maceió” na Jatiúca é vandalizado e tem pedras furtadas Mais de 150 moradores em situação de rua participam de ceia de Natal no Centro de Maceió Véspera de Natal vai contar com parada natalina na orla de Maceió