'Sigatoka negra': saiba o que é a doença que está no foco de força-tarefa em Alagoas

Publicado em 11/06/2024, às 10h46
Divulgação/Ascom Adeal -

João Victor Souza*

Os municípios de Porto de Pedras e Porto Calvo, ambos localizados no Litoral Norte de Alagoas, apresentaram focos da Sigatoka Negra, doença mais destrutiva da cultura da bananeira. Técnicos da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagas (Adeal) - em parceria com secretarias municipais de Agricultura - realizam uma força-tarefa em cinco cidades do estado em busca de possíveis novos focos da praga.

LEIA TAMBÉM

O trabalho de campo, de acordo com a Adeal, teve início na segunda-feira (10) e segue até o próximo dia 17. Os municípios alvos da força-tarefa ficam no Litoral Norte e na Zona da Mata.

“Os fiscais estarão percorrendo propriedades produtoras de banana dos municípios de Porto de Pedras, Porto Calvo, Maragogi, Jacuípe e Colônia de Leopoldina, inspecionando as áreas e verificando se há ou não a ocorrência da doença. Na oportunidade, os produtores serão orientados sobre as medidas imediatas a serem adotadas. É importante contar com a parceria do produtor para que ele também atue como multiplicador no combate a praga”, afirmou a chefe do Núcleo de Defesa Vegetal da Adeal, Maria José Rufino.

Há cerca de dois anos, o primeiro foco da doença foi detectado em Alagoas e mantido sob controle, após trabalho de campo realizado pela equipe técnica da Adeal, no município de Igreja Nova.

Doença

A praga é considerada quarentenária, por causar prejuízos econômicos, sendo altamente agressiva e afeta a qualidade dos frutos e o rendimento da cultura, caso não sejam realizados procedimentos técnicos.

A Sigatoka foi constatada pela primeira vez no Brasil em fevereiro de 1998 e já está presente em vários estados. O fungo causador da Sigatoka é a Mycosphaerella fijiensis Morelet, disseminado por fatores ambientais como umidade, temperatura e vento, além de folhas doentes utilizadas em barcos e/ou caminhões bananeiros, para proteção dos frutos durante o transporte.

*Com informações da Ascom Adeal

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros resgatam corpo de homem de 54 anos em açude, no interior de Alagoas Oficina “Crochê que Transforma” incentiva geração de renda e cria laços em Porto de Pedras Morador de rua é atingido com pedaço de madeira na cabeça; suspeita fugiu Mulher é socorrida por helicóptero após acidente de quadriciclo no Gunga