Secom Maceió
A Saúde de Maceió dispõe de ampla rede de atendimento psicossocial em todo o município. O serviço, que é ofertado nas unidades de saúde e Centros de Atenção Psicossocial (Caps), disponibiliza cuidado direcionado às mais diversas demandas de saúde mental da cidade e atua com foco na reconstrução de habilidades psicológicas e emocionais dos usuários do Sistema Único de Saúde.
LEIA TAMBÉM
Nas unidades de saúde, psiquiatras e psicólogos cuidam de transtornos mentais leves ou moderados , que precisem de acompanhamento contínuo, respeitando as especificidades de cada pessoa. Nesses casos, o usuário pode receber atendimentos psicoterápicos, participar de sessões grupais e espaços de convivência ou fazer uso de medicações para colaborar com a recuperação da saúde mental.
Já nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), o cuidado é destinado a casos mais graves e persistentes e contam com uma diversidade de profissionais para recuperação da saúde e autonomia do indivíduo.
“Nos Caps, a assistência é voltada apenas a usuários que estejam em sofrimento psíquico grave. Nessa descrição, incluímos aqueles com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias, que se encontram em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial”, explicou Roseane Farias, coordenadora técnica da Coordenação Técnica da Rede de Atenção Psicossocial do município.
Além de psicólogos, as equipes dos Caps contam também com terapeutas ocupacionais, enfermeiros, psiquiatras, pediatras, profissionais de educação física, assistentes sociais e oficineiros que trabalham cada caso de forma individualizada, multiprofissional e integrada.
Acesso aos atendimentos - Usuários que desejam ter acesso aos serviços de psiquiatria nas unidades de saúde da capital precisam passar por prévio atendimento com clínico geral, que, de acordo com a necessidade de cada caso, irá encaminhar o paciente para agendamento por meio do Sistema Regulador do município.
Já para assistência com psicólogos da rede, não é necessário apresentar encaminhamento, pois o atendimento é por demanda espontânea. Dessa forma, basta o relato do próprio usuário sobre sua necessidade e posterior solicitação de agendamento.
Nos cinco Caps do município, o atendimento é caracterizado como “porta aberta”, ou seja, ao procurar essas unidades, os usuários recebem acolhimento da equipe e, de acordo com a necessidade apresentada, é feito o atendimento. A depender da gravidade do caso, os Centros também podem direcionar o usuário para receber o cuidado em outro ponto de atenção em saúde do município ou da rede hospitalar da cidade.
Confira locais de atendimento de Saúde Mental no município:
Assistência em Psiquiatria
Assistência em Psicologia
LEIA MAIS