Sesi/Senai classifica três equipes para campeonato nacional de robótica

Publicado em 27/11/2018, às 13h03
Assessoria -

Assessoria

Os primeiros lugares em quatro categorias do torneio de Robótica Sesi First Lego League (FLL) são das escolas Sesi Industrial Abelardo Lopes (Cambona) e Sesi/Senai de Maceió (Benedito Bentes). A competição, realizada nos dias 24 e 25 últimos, na Escola Sesi Reitor Miguel Calmon, no bairro do Retiro, em Salvador-BA, reuniu estudantes de cinco estados – Bahia, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo e Rio de Janeiro –, totalizando 43 equipes de escolas públicas e privadas.

Em jogo, estavam seis vagas para a etapa nacional, que acontecerá em março de 2019, no Rio de Janeiro-RJ. Com o resultado, a Rede Sesi/Senai de Alagoas classificou três equipes para a etapa brasileira.

“Vamos trabalhar com muito entusiasmo na preparação para a etapa nacional do Torneio de Robótica FLL. Essa é a terceira temporada consecutiva em que somos agraciados com premiações e vagas para representar o Nordeste na etapa nacional”, comemorou o professor de Robótica, Eduardo Cerqueira.

A temporada 2018/2019 do Torneio Sesi FLL tem como tema Into Orbit (Em Órbita) e desafia os competidores a desenvolverem soluções inspiradas no espaço e a programarem seus robôs para cumprir missões na mesa de provas.

Nesse fim de semana, os alagoanos bateram outra importante marca: pelo terceiro ano consecutivo o Estado é primeiro lugar geral do torneio, com a equipe Robocamb (Cambona) sagrando-se bicampeã da categoria Champions Award.

A Cambtec, da mesma escola Sesi, foi campeã em Gracious Professionalism. Os outros dois títulos ficaram com as duas equipes da Escola Sesi/Senai de Maceió: Robomac (Estratégia e Inovação) e Roboben (Inspiração).

Além do aprendizado técnico, o torneio reforça nos alunos valores como a capacidade de trabalhar em equipe. “Conquistei muitos amigos, recordações emocionantes, experiências inacreditáveis, adquiri conhecimentos incríveis e, além disso, repassei muito conhecimento para todos os que conheci nesses dias”, relata o aluno Jhonatan Alves Amorim, da Cambtec.

A garota Laura Beatriz Moraes Marques de Figueiredo, da Robomac, participou da arena do robô como operadora e revela que essa foi a melhor experiência da temporada. “Com a conquista de 1° lugar em Estratégia e Inovação, vi que todo o estudo e trabalho que realizamos com o nosso robô valeu muito a pena”, disse.

A aluna da Escola Sesi/Senai de Maceió Jhuly kamille Dias de Sales disse que não esquecerá o que vivenciou na competição. “Minha experiência com o Torneio FLL é, simplesmente, inexplicável. A maneira como as pessoas te incluem, se unem, praticam os valores da competição, a alegria que é passada de uma pessoa para outra, tudo isso é muito enriquecedor”, ressalta.

Experiente nas competições de robótica, a garota Joyce Sapucaia (RoboCamb) diz que o Torneio FLL tem cumprido sua principal missão, que é incentivar jovens a se envolverem nas áreas de ciências e, especialmente, de engenharia.

“Essa missão tem mudado a vida de várias pessoas e, em especial, a minha! É transformador gerar soluções e se desenvolver como ser humano e futuro profissional. O resultado obtido é fruto de muito esforço e dedicação, o apoio de todos os colaboradores resultou em uma grande conquista: 1 ° Lugar Champions Award, assim, sendo considerada a melhor equipe do torneio”, vibrou.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Resultado da matrícula online será divulgado neste sábado (11) Sesc abre inscrições para projeto de educação ampliada e EJA Ifal tem vagas em cursos técnicos de Enfermagem, Química e Segurança do Trabalho Procon Alagoas divulga resultado de pesquisa de preços em papelarias