Sesi Robocamb conquista prêmio inédito e se torna uma das maiores equipes de robótica do mundo

Publicado em 11/07/2024, às 14h46
-

Assessoria Sesi

O Sesi Alagoas brilhou do outro lado do mundo e conquistou para o Brasil o prêmio Champions Awards, do Asia Pacific Open Championship First Lego. Considerada uma das maiores competições mundiais de robótica, a disputa internacional aconteceu de 4 a 7 últimos, em Sidney, na Austrália, com a participação de cerca de 900 jovens, de 45 diferentes países.

LEIA TAMBÉM

A vitória inédita para Alagoas ganha um sabor especial, ao deixar a equipe Robocamb, da Escola Sesi Cambona, entre os melhores times de robótica do planeta. Isso porque o Champions Awards, conquistado pelos alagoanos, reconhece o sucesso da equipe em todos os critérios de avaliação.

"Todos do Sesi estão de parabéns por esta relevante conquista para Alagoas e para o Brasil. Nossos alunos mostram que seguimos no caminho certo ao apostar na Educação como um dos pilares do desenvolvimento das pessoas e do nosso Estado. As escolas Sesi entregam para a sociedade jovens com habilidades fundamentais para construir um futuro brilhante", disse o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, José Carlos Lyra de Andrade.

“A gente só tem que se orgulhar muito desse resultado, que é fruto do modelo educacional vitorioso adotado pelo Sesi, que tem um time dedicado e competente na Educação Básica. Não poderia ser diferente, nossos alunos estão conquistando o mundo, mostrando que no Sesi o futuro é agora”, completou o superintendente do Sesi/AL, Carlos Alberto Paes.
  
Esta é a 10ª participação do Sesi Alagoas em competições internacionais de robótica, presenciais e remotas, em vários países. “O prêmio Champions Awards veio para consagrar o trabalho duro da equipe que treinou, incansavelmente, durante essa temporada. Minha gratidão ao Sesi Alagoas por investir e proporcionar essa experiência transformadora na vida de nossos alunos”, disse o professor Eduardo Monteiro, supervisor de Robótica do Sesi/AL.

Conheça o projeto: 

Vivências enriquecedoras

A aluna do 1º ano da Escola Sesi Cambona Tandara Cordeiro Reis, de 16 anos, conta que participar do campeonato foi uma experiência única e emocionante, que proporcionou a oportunidade de conhecer pessoas de diferentes culturas e explorar novos lugares. “Vai além dos prêmios, é sobre as experiências enriquecedoras que vivenciamos. Essas vivências não apenas nos tornaram melhores competidores, mas também pessoas mais preparadas e capazes de enfrentar o mundo”, afirmou. 

O instrutor de robótica da Escola Sesi Cambona,  Joab de Almeida Leite, revela que o mix de emoções foi intenso e indescritível. “Sinto-me orgulhoso por todo o processo de desenvolvimento que esses jovens demonstraram com tamanha maestria! Mais uma vez brilharam e mostraram que são grandes!”, ressaltou.

Solução inovadora

Além do robô, os estudantes precisam desenvolver um projeto científico conforme o tema da temporada. Como o tema da temporada é “Arte” e o hobby em comum da equipe é a pintura, após algumas pesquisas, eles descobriram que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo sofrem com tremores nas mãos, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Para solucionar esse problema, a Robocamb desenvolveu o ESTABILIZE, um estabilizador para pincéis que utiliza um sistema de contrapeso. Ele se diferencia das demais soluções por possuir uma estrutura com peso adaptável para diferentes graus de tremores de ação. A ferramenta é especialmente projetada para proporcionar um momento de pintura prazeroso e inclusivo para pessoas que enfrentam esses tremores.

Equipe

A Robocamb é formada pelos estudantes Mharia Eduarda Ferreira Costa, Tandara Cordeiro Reis, Vinícius Melo de Oliveira, Bruno Felipe de Araujo Oliveira, Maria Laura Pacífico Santos e Graziella Maria Sales de Santana. Eles contaram com o apoio da equipe técnica composta pelos professores Eduardo Monteiro, Joab de Almeida Leite e Alessandra de Fátima Damascenan (diretora da Escola Sesi Cambona), além do intérprete João Victor Laurindo Dantas. O instrutor de robótica Matheus Antônio Lima dos Santos acompanhou os competidores diretamente de Alagoas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

A sonda espacial que pode fazer história ao chegar mais perto do Sol que qualquer outra Era fake? Whatsapp se pronuncia após rumores de nova atualização com notificação de prints WhatsApp vai mostrar quando alguém tirar print das conversas; entenda Robô virtual aconselha jovem de 17 anos a matar os pais por limite a uso de telas