Redação
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio de sua Supervisão da Saúde do Idoso, realizou, nesta sexta-feira (10), uma capacitação sobre a nova edição da caderneta do idoso. O evento foi realizado na sede do Conselho Regional de Psicologia (CRP), no bairro do Pinheiro, em Maceió e contou com a participação de representantes das unidades de saúde que atendem aos idosos das cidades de Maceió, Maragogi, Cacimbinhas e Olho D´água Grande.
LEIA TAMBÉM
Idealizado pelo Ministério da Saúde, ela é voltado para a população com mais de 60 anos e é distribuída pelos profissionais de saúde que atuam nos Programas de Saúde da Família (PSF) e postos de saúde. De acordo com a técnica responsável pela Supervisão da Saúde do Idoso, Elisabeth Toledo, a caderneta facilita o acompanhamento da saúde do idoso e contém informações importantes como alergias, histórico de cirurgias e medicações em uso.
“O idoso deve sempre portar a caderneta. Lá existem informações essenciais para as equipes de saúde realizem um atendimento adequado em casos clínicos ou acidentes”, destacou Elizabeth Toledo. Ainda de acordo com a técnica da Supervisão da Saúde do Idoso, a caderneta inclui, ainda, dados básicos de identificação da pessoa, entre eles nome e endereço. Também informa como a caderneta é conhecida na comunidade onde vive, número do documento de identidade e tipo sanguíneo.
Como parte da programação foi realizada uma apresentação da representante do Ministério da Saúde, Mariana Silva, que falou para os presentes sobre a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Durante a capacitação, foi realizada uma apresentação da caderneta e apresentado o panorama da saúde da pessoa idosa em Alagoas, ministradas por Elisabeth Toledo e por Denise Maya, da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió.
LEIA MAIS