Sesau promove ação educativa sobre doação de órgãos e cuidados com o coração

Publicado em 22/09/2024, às 20h52
Ascom Sesau -

Secom Alagoas

Com o objetivo de conscientizar a população e incentivar o aumento da doação de órgãos em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Hospital do Coração Alagoano e da Central de Transplantes de Alagoas, promoveu, neste domingo (22), na rua fechada da praia de Ponta Verde, em Maceió, uma ação educativa sobre a importância da doação de órgãos e cuidados cardiovasculares. A iniciativa faz parte dos eventos alusivos ao Setembro Verde e Vermelho, mês dedicado à doação de órgãos e cuidados com o coração, respectivamente.

LEIA TAMBÉM

Durante o evento, houve a distribuição de material informativo e foram disponibilizados testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, além de aferição de pressão arterial e glicemia capilar. Paralelamente, técnicos da Central de Transplantes esclareceram dúvidas sobre o processo de se declarar doador e de como ocorre a declaração de morte encefálica. Também foi possível se cadastrar para ser doador de medula óssea, em ação promovida pelo Hemocentro de Alagoas (Hemoal).

O secretário executivo de Gestão Interna, Éder Correia, salientou a importância de ações educativas para orientar a população. “Essas iniciativas são fundamentais para levar informações à população e conscientizamos sobre a necessidade de manter cuidados preventivos com a saúde do coração, assim como a doação de órgãos. Precisamos que as pessoas esclareçam suas dúvidas e compreendam a importância da doação. Por isso, hoje, estamos aqui trazendo testes rápidos e distribuindo material informativo sobre essas temáticas”, disse.

O diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Verissimo, reforçou a necessidade de cuidar da saúde cardiológica, especialmente a fim de se prevenir contra as doenças relacionadas ao coração e reduzir os fatores de risco. “Trouxemos para população orientação de uma forma geral sobre a saúde do coração. O Hospital do Coração Alagoano é especializado da Rede Estadual que vem até a rua, como o governador Paulo Dantas, e o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, trazer informação, conhecimento e prevenção. Essa é a saúde de Alagoas”.

Presente na ação, a coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, ressaltou a importância da conscientização da população sobre a doação de órgãos. Ela pontua ainda que a doação de órgãos só é efetuada mediante autorização familiar.

“O processo de doação de órgãos passa pela conscientização e por um trabalho de captação minucioso. Por isso, foi fundamental a iniciativa deste domingo para tirar dúvidas da população e conscientizá-la. O ato de dizer sim à doação de órgãos é um ato de dizer sim à vida e à esperança. Isso porque ele irá acabar com o sofrimento e a dor de pessoas e famílias que aguardam na lista de espera por um órgão”, enfatizou a coordenadora.

Conscientização

Já cadastrada como doadora de medula óssea, a maceioense Vanessa Teixeira aproveitou a ação para se declarar doadora de órgãos e realizar testes rápidos. “Gostei muito da ação, as pessoas estão explicando tudo direitinho, tirando todas as dúvidas. Já sou cadastrada como doadora de medula óssea, e hoje estou aproveitando para fazer os testes rápidos”, disse.

O turista da cidade do Recife Antônio Costa parabenizou a iniciativa e destacou a importância de ações educativas. “É uma ação positiva, tanto para os moradores da cidade quanto para os turistas como eu. Ter disponível esses testes com uma estrutura qualificada é muito bom”, ressaltou.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Tadalafila: conheça os efeitos colaterais leves e graves Teste é capaz de prever risco de queda de idosos seis meses antes São Paulo confirma primeiro caso de febre amarela em humano em 2025 Hemoal está com estoque de sangue baixo e faz apelo para doações urgentes