Sesau apresenta ao Ministério da Saúde sistema que unifica informações de pacientes que recebem assistência em saúde mental

Publicado em 05/09/2024, às 20h50
Foto: Ascom Sesau AL -

Agência Alagoas

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) apresentou ao Ministério da Saúde (MS), nesta quarta-feira (4), o Sistema Unificado de Acompanhamento da Rede de Atenção Psicossocial (Sistema SUAPS). O encontro ocorreu no gabinete da Secretaria de Informação e Saúde Digital do MS, situada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e a equipe técnica da saúde de Alagoas participou de forma virtual.

LEIA TAMBÉM

O Sistema SUAPS foi desenvolvido por técnicos da Supervisão de Atenção Psicossocial da Sesau, em parceria com o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Por meio dele, será automatizada a coleta de dados dos pacientes com transtornos mentais e relacionadas as informações dispostas nos sistemas usuais do Sistema Único de Saúde (SUS).

A supervisora de Atenção Psicossocial da Sesau, Tereza Cristina Tenório, que participou da apresentação de forma remota, salientou que o Sistema SUAPS visa potencializar os serviços prestados pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), uma vez que serão produzidos dados que irão subsidiar estudos e aprimorar a capacidade de intervenção junto às unidades de saúde e diante dos pacientes. “Mostramos ao Ministério da Saúde que, por meio do Sistema SUAPS vamos ter um raio-x sobre o perfil assistencial dos usuários que sofrem com problemas mentais, o que será relevante para os pacientes, os profissionais de saúde e irá, também, subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a área a área de saúde mental", enfatizou.

Ainda durante a apresentação, foi detalhado que o sistema irá possibilitar, também, o acesso a informações sobre a produção ambulatorial das Residências Terapêuticas, das Unidades de Acolhimento, bem como dos Centros De Atenção Psicossocial (CAPS). "O Sistema SUAPS irá possibilitar que tenhamos acesso aos dados relacionados às internações em unidades de assistência psiquiátrica, bem como, aos leitos de Saúde Mental, seja com relação aos casos de tentativa e de suicídio e de violência autoprovocada", pontuou Tereza Cristina Tenório, ao destacar que o MS irá avaliar a sua implementação no SUS..

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Teste é capaz de prever risco de queda de idosos seis meses antes São Paulo confirma primeiro caso de febre amarela em humano em 2025 Hemoal está com estoque de sangue baixo e faz apelo para doações urgentes Ozempic no SUS: queda de patente e acompanhamento podem viabilizar medicamento