Servidores do Ifal paralisam atividades nesta quinta-feira

Publicado em 01/09/2016, às 10h49

Redação

Docentes e técnicos administrativos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) cruzaram os braços nesta quinta-feira, 1º de setembro, em protesto contra o ajuste fiscal do governo, os cortes de verbas na educação e o ponto eletrônico. A paralisação é acompanhada de manifestação dos servidores em frente ao prédio da Reitoria, na Jatiúca.

LEIA TAMBÉM

Aprovada em assembleia geral extraordinária no dia 11 de agosto, a paralisação é fruto da decisão coletiva em âmbito nacional e local. Servidores dos 15 campi e da Reitoria participam do movimento.

“Estamos em luta contra ataques do governo de Temer que quer acabar com a educação e os serviços públicos, assim como contra a Reitoria que quer restringir direitos e fazer os servidores pagarem pela crise”, disse Hugo Brandão, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Profissional e Tecnológica no Estado de Alagoas – Sintietfal.

O sindicalista apresentou a PEC 241/16 como a principal reclamação da categoria. “Se aprovada, congelará gastos com saúde e educação por 20 anos. Já não temos orçamento garantido para 2017, é possível ter cortes de vagas e até não concluir o ano por falta de recursos. Com a PEC, essa situação deplorável pode persistir até 2037”, completou o sindicalista.

Os servidores lutam também contra a instalação do ponto eletrônico no Ifal e defendem a manutenção das 30 horas para os técnicos administrativos em Educação. “O ponto eletrônico cumpre o objetivo de desviar o foco dos reais problemas do Instituto - que sofre com falta pessoal e a falta de recursos - para o servidor. Busca também criar condições para a aumentar a jornada de trabalho dos técnicos sem aumento de salários. Não aceitaremos qualquer retrocesso”, disse Brandão.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo mostra bomba sendo desarmada após ser arremessada em estabelecimento na Massagueira; veja Passados dois meses, investigação sobre acidente que matou 20 pessoas na Serra da barriga ainda não foi concluída Morre o radialista Tony Santos; Campeonato Alagoano terá homenagens OAB/AL celebra nova diretoria durante solenidade no Centro de Convenções