Serviço Geológico do Brasil capacita Defesa Civil de Maceió para prevenção de desastres

Publicado em 28/05/2021, às 12h41
Foto: Ascom CPRM -

Ascom CPRM

Os pesquisadores em geociências do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) iniciaram, nesta semana, uma capacitação para 23 técnicos da Defesa Civil Municipal de Maceió (AL). Os profissionais estão participando do Curso de Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico, onde estão sendo abordados conceitos sobre a prevenção de desastres e os processos físicos envolvidos com o objetivo de dar subsídios técnicos que os apoiem na execução das atividades diárias. O curso será realizado até a próxima quarta-feira, dia 02 de junho, e inclui também um módulo sobre o fenômeno de instabilidade do terreno no bairro do Pinheiro e arredores, com enfoque nos riscos associados ao processo.

LEIA TAMBÉM

Ministrada na modalidade de Ensino a Distância (EaD), a capacitação integra as ações do SGB/CPRM que têm o objetivo de colaborar com a atuação de profissionais em relação à prevenção de desastres naturais e gestão de riscos nas cidades brasileiras. As aulas on-line buscam contribuir para a compreensão dos mecanismos naturais e antrópicos que desencadeiam deslizamentos de encostas, quedas e rolamentos de blocos e corridas de massa, assim como inundações, colaborando na elaboração de ações práticas de prevenção e redução de desastres.

“A grande maioria das Defesas Civis do Brasil possui muita rotatividade em sua mão de obra. Para muitos profissionais, esta capacitação costuma ser uma primeira introdução ao tema. No entanto, especificamente no caso da Defesa Civil Municipal de Maceió, a equipe é bastante diversificada e conta com uma série de profissionais de nível superior, com mestrado e doutorado. Para estes profissionais, o curso serve para o nivelamento de conceitos e também como uma revisão dos temas”, explica o coordenador-executivo do Departamento de Gestão Territorial (DEGET) do SGB/CPRM, Leandro Galvanese Kuhlmann.

A equipe da Defesa Civil de Maceió, em anos anteriores, já passou por uma série de treinamentos especializados e dezenas de reuniões técnicas, trabalhos de campo em conjunto para compartilhamento de informações e discussões. Devido ao caráter de urgência imposto pela gravidade da instabilidade do terreno, a partir de 2018 esses encontros foram realizados com grande frequência. Os cursos de capacitação que eram oferecidos apenas na modalidade presencial foram adaptados para a realização 100% online devido às restrições impostas pela pandemia.

A capacitação da qual participa a equipe de Maceió faz parte dos cursos lançados em 2007 pelo Departamento de Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil, que é uma empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME). Deste então, mais de três mil profissionais de diversos estados foram capacitados. Em 2020, devido à pandemia, os cursos se tornaram em EaD e contemplaram mais de 200 agentes municipais e estaduais do Espírito Santo, Pernambuco, Mato Grosso e São Paulo. Em 2021, profissionais do Rio Grande do Norte já foram capacitados e outros estados, além de Alagoas, devem ser contemplados ao longo do ano.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bairros de Maceió podem ter o fornecimento de água interrompido por serviços de manutenção Alagoas se despede de Benedito de Lira "Ele vivia, respirava, trabalhava todos os dias para fazer da política a sua arte e seu maior legado”, diz Arthur Lira Construtora nega “invasão” em área em Riacho Doce: “Não há qualquer risco de a Norcon adentrar as terras desta família”