Serra da Barriga: indenização às vítimas é discutida pela Prefeitura de União e Estado

Publicado em 29/01/2025, às 09h51
- Ascom União dos Palmares

Ascom União dos Palmares

A secretária estadual de Assistência Social, Katia Born, esteve em União dos Palmares nesta semana para se reunir com a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Alane Menezes, e com o procurador-geral do município, Allan Belarmino. A visita aconteceu após solicitação feita pelo prefeito Junior Menezes ao governador Paulo Dantas, durante audiência realizada recentemente. O objetivo do encontro foi integrar esforços entre o município, o estado e o governo federal em benefício das vítimas da tragédia na Serra da Barriga, ocorrida em 24 de novembro de 2024, que resultou em 20 mortes e deixou 28 feridos.

LEIA TAMBÉM

Foco nas indenizações

Durante o encontro, Alane Menezes solicitou à secretária Katia Born que intermediasse junto à Procuradoria Geral do Estado o apoio jurídico necessário para auxiliar o município nas tratativas com o Governo Federal. O objetivo é viabilizar, o mais rápido possível, as indenizações às famílias afetadas.

Rede de acolhimento

A reunião foi realizada na sede da Secretaria de Assistência Social e contou com a participação de profissionais das áreas jurídica, de saúde e de assistência social. Na ocasião, foram analisados relatórios de acompanhamento das famílias atingidas, abordando suas condições sociais e de saúde, além de traçar estratégias para ampliar a rede de apoio.

"A determinação do prefeito Junior Menezes é unir forças com as esferas estadual e federal, concentrando nossos esforços para fortalecer as ações de acolhimento às vítimas dessa tragédia desoladora. Minimizar o sofrimento dessas famílias é uma prioridade desde os primeiros dias do nosso governo”, destacou Alane Menezes.

Também foi solicitado que o estado atue de forma integrada com o município para reforçar o acompanhamento médico e psicológico das vítimas, ampliando o suporte de saúde às famílias atingidas.

Visitas às vítimas

Após a reunião, a comitiva visitou algumas das famílias atingidas, reafirmando o compromisso do município em oferecer acolhimento. Alane Menezes determinou que equipes da saúde municipal realizem visitas domiciliares para atualizar as informações sobre a situação física e emocional dos sobreviventes e dos parentes das vítimas.

Apoio para aposentadoria por acidente

Outro ponto discutido foi o suporte integrado entre município e estado para auxiliar as pessoas que têm direito à aposentadoria por auxílio-acidente junto ao INSS, agilizando os processos e orientando os beneficiários.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Inscrições para patrocínio de projetos sociais da Equatorial se encerram nesta quinta-feira (18) Falso agente do governo causa prejuízo de mais de R$ 2 milhões em golpes na compra de gado em Alagoas Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar