Ascom Seris
Garantir oportunidade de aprendizagem e de conquista do primeiro emprego são algumas das metas do convênio firmado entre a SERIS (Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social) e o Soprobem, voltadas para os jovens e menores aprendizes. Os participantes do projeto se reuniram em evento de renovação da parceria e de boas-vindas aos novos integrantes.
LEIA TAMBÉM
O encontro aconteceu na última quarta-feira (09), na Escola de Governo, no centro da cidade, e contou com a presença de familiares dos recém-contratados. Atualmente a parceria conta com 17 jovens e dois menores aprendizes que atuam em várias áreas, como os setores de Serviço Penal, Escola Penitenciária e na própria sede administrativa. Com a renovação, mais 13 jovens e cinco menores aprendizes chegam para reforçar a equipe.
O policial penal Geú Henrique, chefe de Serviço Penal e um dos coordenadores do programa, falou sobre o reforço dos novos profissionais. “Este evento é fundamental para o acolhimento destes jovens, para mostrar aos familiares como eles irão atuar no sistema prisional e demonstrar como eles são importantes para nós”, disse.
Durante o período de atuação sistema prisional, os jovens aprendem na prática como é o funcionamento de uma unidade prisional. José Fabiano dos Santos, jovem aprendiz, confessa que teve receio em aceitar a proposta de trabalho, mas acabou decidindo encarar a nova experiência.
“A gente aprende muita coisa, não só como profissional, mas como pessoa, pois a gente percebe que a visão que temos de fora é diferente na prática. A experiência também me ajudou a escolher quais as áreas que desejo estudar, como Direito, Psicologia ou Serviço Social, pois eu quero atuar ajudando as pessoas que se encontram aqui”, explicou Fabiano.
“O projeto está mudando a vida desses jovens, hoje eles já conseguem se reconhecer com um profissional. Eles mesmos relatam que a vida deles está sendo transformada através deste programa. A entrada dos novos aprendizes já reflete o sucesso do projeto.” Destacou Ana Maria, diretora administrativa do Soprobem ao falar da importância do convênio para a sociedade.
Para o secretário da SERIS, esse é um evento muito importante, pois demonstra que “além de fazer a ressocialização das pessoas que foram condenadas pela justiça, a SERIS faz uma intersecção com vários segmentos da sociedade. O Jovens e Menores Aprendizes é um projeto que abraçamos desde o início por acreditar que com a oportunidade de emprego pode fazer a diferença”, disse.
Os presentes assistiram, também, a palestra sobre a importância do primeiro emprego, ministrada pela assistente social do Soprobem, Laís Brito e a apresentação do si.
LEIA MAIS