Seris e Adeal firmam convênio para oportunizar emprego a reeducandos

Publicado em 14/10/2020, às 19h07
Divulgação / Agência Alagoas -

Agência Alagoas

A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas (Seris/AL) firmou mais um convênio que visa garantir emprego e renda a egressos do sistema prisional alagoano. Nesta quarta-feira (14), a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) tornou-se o mais novo parceiro da Ressocialização no estado. O objetivo é ofertar oportunidades aos reeducandos que integram o projeto “Uma Nova História”, por meio do qual a Seris vem transformando a vida de centenas de pessoas.

LEIA TAMBÉM

Ao todo, quatro reeducandos vão trabalhar no prédio sede da Adeal, localizado no bairro Poço, em Maceió. Todos passaram por cursos de capacitação e vão atuar nas áreas de limpeza e manutenção, sendo supervisionados por equipe multidisciplinar composta por profissionais de diversas especialidades. Estes profissionais, inclusive, vão realizar um trabalho de sensibilização junto aos servidores da agência agropecuária com o intuito de facilitar o processo de acolhimento dos reeducandos ao novo ambiente de trabalho.

“Nossos psicólogos e assistentes sociais vão acompanhar a evolução do trabalho a ser desenvolvido pelos reeducandos, para que tudo transcorra dentro da normalidade. Hoje, já assistimos 642 egressos por meio dos convênios firmados com empresas públicas e privadas que acreditam no nosso projeto”, explicou a chefe do setor de Reintegração Social da Seris, tenente PM Jackeline Leandro, destacando a rigorosa seleção à qual são submetidos todos os reeducandos, considerando o perfil de cada pessoa selecionada.

O diretor-presidente da Adeal, o médico-veterinário Isaac Manoel Barros, por sua vez, falou sobre a importância da parceria. “Ainda estamos vivenciando uma pandemia, o que nos levou a afastar parte dos nossos servidores. Agora, precisamos nos preparar para a retomada gradativa das atividades presenciais, e os quatro conveniados que iremos receber irão nos ajudar bastante nesse sentido, proporcionando um ambiente de trabalho limpo e adequado às normas sanitárias vigentes, e é por isso que só temos a agradecer a todos da Seris”, disse Barros.  

42º convênio

A assinatura deste convênio amplia o trabalho da Seris e beneficia mais reeducandos. “Foi uma surpresa saber que havia essa possibilidade de conveniar os reeducandos. Isso é importantíssimo e fundamental no processo de reinserção social, pois há possibilidade de fazer dessa oportunidade uma profissão”, continuou o diretor-presidente.

Posteriormente, a Adeal irá estudar a possibilidade de estender para algumas das 15 unidades da Adeal instaladas no interior do estado, as Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal, já que o projeto Uma Nova História também está presente em cidades como Penedo e Santana do Ipanema. “Possivelmente precisaremos suprir a necessidade do interior e a Seris é a melhor opção para isso”, finalizou Barros.

Também estiveram presentes à assinatura a sub-chefe de Reintegração Social, sargento PM Taís Salvador, e a advogada da Seris Andressa Lopes.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

“Não é minha família”, diz Carlinhos Maia após cunhado ser alvo de operação policial Drones auxiliam na localização de crianças perdidas em praias de Alagoas Disque 100 registrou mais de 37 mil violações de direitos humanos em 2024, em Alagoas Criança de 6 anos é queimada por caravela na Praia do Francês