Seris confirma casos de tuberculose dentro de presídio em Maceió

Publicado em 19/03/2019, às 18h30
Divulgação/Seris -

Redação TNH1

A Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) confirmou, na tarde desta terça-feira (19), que foram registrados casos de tuberculose dentro da Casa de Custódia da Capital, o Cadeião, no Sistema Prisional de Alagoas, nos últimos dias. Porém, o órgão não soube precisar o número de detentos enfermos. 

LEIA TAMBÉM

Por meio de nota, a Seris destacou que a doença vem sendo tratada e monitorada para evitar o surgimento de novos casos. Testes periódicos e orientações de prevenção serão realizadas para intensificar o combate à doença.

Uma fonte ligada ao TNH1 dentro do presídio informou que 11 detentos já apresentaram sintomas da tuberculose, o que ocasionaria um surto da epidemia na unidade prisional. Porém, a informação foi negada pela Seris.

O TNH1 entrou em contato com a assessoria de comunicação do Hospital Hélvio Auto, com especialidade para atendimento de pacientes com doenças infectocontagiosas, e foi informado que um reeducando deu entrada na unidade de saúde. Ele passou por tratamento e recebeu alta médica nesta terça.

Leia na íntegra a nota da Seris:

A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) informa que a ocorrência de tuberculose entre reeducandos vem sendo tratada e monitorada para evitar o surgimento de novos casos. Alem disso, a Gerência de Saúde vai intensificar as ações de prevenção, que consistem na realização de testes periódicos e orientação para a prevenção da doença.

O estado de Alagoas cumpre fielmente o protocolo para tratamento de TB em ambiente carcerário conforme portaria interministerial nº 1, de 2 de janeiro de 2014 que institui a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional. 

A Seris ressalta que a promoção da saúde é um dos principais vetores para consolidar o processo de reintegração social dos reeducandos do Sistema Prisional de Alagoas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara